crédito: Imagem de Roos Rojas por Pixabay

Guia extraoficial dos aprovados no CACD 2019

Luigi Bonafé • Atualizado em 26 jun 2020 às 6h00Publicado em 26 jun 2020 às 5h08

Saiu o Guia de Estudos extraoficial produzido pelos diplomatas aprovados no CACD 2019: Esperança Equilibrista.

 

Não o negligencie: é simplesmente a leitura mais importante para qualquer pessoa que pretende submeter-se às provas discursivas do concurso.

Arrisco dizer que, de todas as edições de guias de estudo extraoficiais publicadas até aqui, essa é a de título mais genial.

Peca apenas por não ter trazido, ao lado das notas totais de cada resposta publicada, também as notas atribuídas em cada um dos quesitos de cada questão. Especialmente porque todas as questões das provas discursivas de Conhecimentos Específicos (História, Economia, Direito, Geografia, Política Internacional…) foram corrigidas a partir de uma grade com 10 quesitos de mesmo “peso”. Todos eles de conteúdos substantivos. Nenhum quesito disponível para os corretores pontuarem aspectos formais das respostas. Pela primeira vez na História do CACD houve tanta transparência a ponto de a banca discriminar as notas e os critérios de correção nesse nível de detalhamento. Seria muito útil ter acesso também a esses dados das correções das respostas selecionadas para publicação pela turma (veja o vídeo que publiquei neste post para entender melhor como foi a correção das provas discursivas em 2019, no primeiro CACD organizado pelo IADES).

Quando alguém te disser como funciona a correção das provas discursivas do CACD, ou quando tentarem te vender um método sobre como escrever bem para tornar-se diplomata, esse guia e os anteriores são a prova dos nove. Pode usar de material de cabeceira que será um bom companheiro.

Compartilhe e estude junto com seu grupo de estudos.

Guia dos Aprovados no CACD 2019 (Esperança Equilibrista)

 

A propósito: o Guia saiu poucas horas antes da publicação, no Diário Oficial da União de 26/06/2020, do Extrato de Contrato celebrado entre o Instituto Rio Branco e o IADES para a realização do CACD 2020. Em tese, esse é o último passo antes da publicação do Edital. Se ele sair mesmo nos próximos dias, pode ser que o MRE esteja prestes a marcar a aplicação de provas em 27 capitais ainda em agosto de 2020, em plena pandemia. A ver.

Independente disso, caso você já esteja pensando na última fase do concurso, pode se interessar por uma lista de todos os guias de estudos já publicados. Ela pode ser encontrada no post que reúne esse e outros Materiais de treino para as provas discursivas do CACD, disponíveis gratuitamente para download.

 

Sobre o autor: Luigi Bonafé - aprendacom@luigibonafe.com

Eu sou um professor de História apaixonado pelo desafio de redescobrir o magistério e desvendar a banca do CACD a cada ano. Desde 2007 dou aulas especificamente para quem quer ser diplomata. De lá pra cá, as provas do concurso mudaram muito, e os candidatos também. Como professor, eu fui mudando junto. Desde 2015 passei a lecionar nos cursos teóricos extensivos do IDEG, que ajudaram a revolucionar os fundamentos da preparação para o concurso de diplomata. Desde 2016, em plataforma própria e independente de cursinhos, criei um método de preparação para as provas discursivas de História do Brasil do CACD. E esse método foi aplicado pelos 3 candidatos que tiraram as notas mais altas das provas discursivas de HB em 3 anos seguidos: 2016, 2017 e 2018. Deixa eu te contar um pouco mais dessa história...

Relacionados

Edital CACD 2020 em meio à pandemia

Edital do CACD 2020: novidades e análise completa

Luigi Bonafé

30 jun 2020 às 4h07

Saiu o Edital do CACD 2020, com aplicação presencial da primeira prova prevista para ocorrer, muito provavelmente, em plena pandemia (30/08). Entenda as novas regras, o que não mudou, como se planejar diante dessa notícia bizarra e, principalmente, quais os materiais gratuitos disponíveis para você (re)organizar seus estudos.

Suspensão das provas do CACD 2020

Luigi Bonafé

13 ago 2020 às 7h52

O cronograma de aplicação das provas do CACD 2020 foi suspenso. O que isso significa? Como se planejar diante da indefinição de datas?

Mais lidos

Edital do CACD 2020: novidades e análise completa

Luigi Bonafé

Atualizado em 13 ago 2020 às 8h01

Publicado em 30 jun 2020 às 4h07

Saiu o Edital do CACD 2020, com aplicação presencial da primeira prova prevista para ocorrer, muito provavelmente, em plena pandemia (30/08). Entenda as novas regras, o que não mudou, como se planejar diante dessa notícia bizarra e, principalmente, quais os materiais gratuitos disponíveis para você (re)organizar seus estudos.

>