Sobre

SOBRE

CONHEÇA O PROF. Luigi Bonafé

Eu sou um professor de História apaixonado pelo desafio de (re)descobrir constantemente o magistério e desvendar as bancas do CACD a cada ano.

Passei a dar aulas especificamente para aspirantes a diplomata em 2007, há mais de 15 anos. De lá pra cá, as provas do concurso mudaram muito, e os/as candidatos/as também. Como professor, eu fui mudando junto.

A partir de 2014, em cursos de exercícios, rompi com um padrão do mercado da preparação para o CACD. Naquela época, praticamente inexistiam cursos de exercícios objetivos voltados às provas da 1ª fase do concurso que não fossem baseados exclusivamente em questões inéditas, elaboradas pelos próprios professores de cursinhos (que obviamente são impedidos de integrar as bancas elaboradoras de questões do próprio concurso). Foi então que comecei a desenvolver um tipo de curso intensivo preparatório para o "TPS" (sigla para "Teste de Pré-Seleção", nome consagrado pelo uso para designar a fase do certame que é constituída de questões objetivas e elimina mais de 90% dos/as candidatos/as) baseado integralmente na análise do que chamei de "história das questões de História" da 1ª fase do CACD. 

Ou seja, um curso de exercícios pré-TPS sem nenhuma questão inédita e feito exclusivamente a partir de itens objetivos já cobrados em edições do concurso de anos anteriores, com aulas estruturadas com base em estratégias didáticas completamente distintas da mera "resolução comentada" de questões pretéritas. Os resultados vieram rápido e o modelo se consolidou como o tipo de curso de maior nível de satisfação entre os meus ex-alunos e minhas ex-alunas. Basta perguntar sobre ele em qualquer rede social para obter como resposta uma profusão de elogios efusivos e espontâneos de quem já passou pela experiência. Hoje em dia, depois de anos de reconhecimento (e de mudanças significativas no nível de dificuldade das questões das provas objetivas, ao menos à primeira vista) da eficácia deste modelo, é quase impossível encontrar algum outro curso pré-TPS (de História ou de quaisquer das demais disciplinas do CACD) de qualidade reconhecida que não incorpore questões de anos anteriores em proporção considerável (e, quase sempre, majoritária em relação aos itens inéditos, inversamente ao que ocorria até a década passada). 

Além disso, a partir de 2015 (e até o início de 2024), passei a lecionar nos cursos teóricos extensivos de História do Brasil e História Mundial do IDEG, que ofereciam uma carga horária de aulas expositivas de 2 a 3 vezes maior do que era praticado nos outros cursinhos à época (e a um preço muito maior). Eles ajudaram a revolucionar os fundamentos da preparação para o concurso de diplomata. Esse modelo de curso teórico aposta, sobretudo no início do longo percurso até a aprovação, na centralidade das aulas (ou videoaulas) e, portanto, da capacidade de síntese, seleção, orientação pragmática e explicação didática de conteúdos por professores especialistas, mais do que na autonomia e nas "metodologias ativas" de aprendizagem como ponto de partida dos estudos para o CACD, num primeiro momento.

Quase 10 anos depois, é esse o modelo de curso teórico que todo mundo tenta copiar — inclusive os cursinhos que nasceram com base numa retórica de condenação do tempo supostamente excessivo dispensado a videoaulas e a atividades pejorativamente qualificadas como equivalentes a um tipo de "estudo passivo".

Atualmente todos os principais cursinhos preparatórios especializados no CACD oferecem teóricos extensivos com no mínimo o dobro da carga horária que praticavam meia década atrás. E ninguém mais compra um "pacote" fechado com aulas de todas as disciplinas de uma só vez no mesmo cursinho, por mais barato que a prática da "venda casada" seja capaz de oferecer: com a centralidade das (video)aulas, sobretudo nos momentos iniciais da preparação, veio a percepção da diferença brutal entre um professor ótimo e outro excelente, mesmo quando ambos são especialistas e experientes no concurso.

Corolário disso, cada vez mais aspirantes a diplomata descobriram que, via de regra, o "barato" pode sair caro (tanto em termos literais, relacionados ao custo material, quanto em termos de tempo perdido ou subaproveitado, que é o segundo recurso mais escasso da vida de qualquer CACDista). Ou seja, em se tratando de CACD, frequentemente o "ótimo" não apenas é inimigo do bom; em geral ele também é insuficiente para viabilizar a sua aprovação no CACD — ou, na melhor hipótese, acaba revelando-se, com o tempo, suficiente para adiar a realização o seu sonho por alguns anos. Isso não tem preço.

A maior e mais eficaz inovação pedagógica da minha carreira veio, contudo, a partir de meados de 2016, desta feita em plataforma própria e independente de cursinhos. Quase 10 anos depois de ter começado a me especializar no ensino de História para o CACD, e remando contra a maré, eu criei por conta própria um método de treinamento para as provas discursivas de História do Brasil do CACD baseado em evidências sobre como a banca pontuava as respostas, na contramão de absolutamente TUDO o que se dizia e fazia em termos de preparação para a 3ª fase do concurso.

Em vez de assumir como verdadeiro aquilo que os documentos oficiais e respostas a recursos afirmavam (e que pautava o discurso e a prática de absolutamente TODOS os cursinhos do mercado voltados à preparação para as provas discursivas), eu investiguei empiricamente, por anos, o que de fato os corretores estavam fazendo (e não apenas — ou principalmente — o que eles diziam fazer). Com base nas conclusões desta pesquisa empírica sistemática eu estruturei um método pedagógico (que atualizo e reviso anualmente, dado que sempre há pequenas mudanças a cada nova edição do certame) que foi aplicado por todos os candidatos que obtiveram as notas mais altas nas provas discursivas de HB (dentre os/as diplomatas aprovados/as dentro do número de vagas disponível) em 6 das 7 últimas edições do concurso (2016, 2017, 2018, 2020/2021, 2022 e 2023).

Se você também se interessar por saber o que mais eu fiz em minha carreira como professor (tanto em termos de formação teórica quanto de experiências profissionais), além de ajudar aspirantes a diplomatas a realizarem seus sonhos, poderá encontrar reunidas a seguir esse e outros tipos de informações a meu respeito. Mas, para além de saber o que um professor tem a dizer sobre si mesmo, talvez seja mais importante pra você ter ideia do que é que outros/as alunos/as e ex-alunos/as pensam do meu trabalho.

Veja alguns exemplos (ou clique no link mais abaixo para ler as versões integrais dos depoimentos de diplomatas aprovados/as que aparecem em versão resumida logo a seguir):

E quem conhece, o que diz?


profile-pic

O que aprendi com o Luigi foi life-changing

Pedro Rezende - Diplomata aprovado em 2020-21 • 1º lugar geral

Os cursos do Luigi são impecáveis! Ao longo de minha trajetória no CACD, fiz tanto o curso de questões objetivas quanto o curso de discursivas, e ambos foram fundamentais para a minha aprovação.
O método do PED, que aprendi com o Luigi no curso pré-TPS, foi life-changing. A sistematização de um cronograma de leituras e de revisões periódicas, combinadas com simulados abordando tópicos específicos do edital, foi tão eficiente, que acabei aplicando o método a todas as demais matérias. Após o curso de objetivas, minha nota em história no TPS aumentou substantivamente (errei somente 6 e 8 itens em HB + HM, nos TPS de 2019 e 2021, respectivamente). Sem o Luigi não teria sequer passado no TPS!
O curso de discursivas foi outra mudança paradigmática. Fiz o curso pela primeira vez em 2019, mesmo sem ter passado na primeira fase. A dinâmica da grade de correção, que o Luigi desenvolveu antes mesmo de a banca começar a publicar os gabaritos, foi essencial. Com base no acervo de questões disponibilizado pelo professor, pude manter um treinamento autônomo de discursivas, uma vez internalizada a estrutura da correção por grade. Além disso, os atendimentos com o Luigi são sempre fantásticos! Ele avalia não somente o conteúdo, mas também o modo como o aluno escreve a questão (desde o brainstorming à velocidade por linha escrita). O trabalho minucioso que desenvolvi com o Luigi foi essencial para o meu êxito na fase discursiva e, novamente, busquei aplicar o que aprendia com ele também às demais matérias. Desse modo, consegui chegar muito bem preparado à terceira fase, sendo aprovado na primeira vez em que a realizei!
O Luigi me deu a segurança e o apoio que precisava para fazer face ao CACD.
Serei sempre grato pelo carinho, pela atenção e pelo comprometimento com que o Luigi me atendeu. Por todos esses motivos, não posso deixar de recomendar todos os seus cursos.

[veja também a entrevista em que o Pedro conta sua trajetória em mais detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=LfPulsVDPHM]

profile-pic

Meu único pesar foi não ter começado com o professor antes!

Leonardo Avakian - Diplomata aprovado em 2020-21 • 2º lugar geral

Fiz o curso intensivo de discursivas com o Luigi em 2021, ano de minha aprovação. Logo percebi que meu único pesar foi não ter começado com o professor antes! Ainda assim, posso afirmar com segurança que, mesmo com um período relativamente curto de curso (10 semanas), as aulas e as correções do Luigi foram fundamentais na minha aprovação.

Desde o começo do curso, ficou claro que o Luigi tem um amplo domínio do conteúdo de História, mas não só: ele conhece as idiossincrasias dessa prova como ninguém e orientou os meus estudos de modo pragmático, enfatizando aquilo que é cobrado com mais frequência e como isso é exigido na prática. Para além das aulas e das correções, as grades de correção em PDF que o Luigi disponibilizou foram, para mim, de uma utilidade enorme para sistematizar e revisar o conteúdo de HB de forma prática e rápida. E para qualquer eventual dúvida, o professor sempre esteve disponível para conversar no WhatsApp.

Para a minha surpresa, mesmo já tendo feito duas vezes a fase discursiva, eu percebi que ainda não havia entendido exatamente como era a correção das provas conteudísticas e como maximizar minha pontuação. A metodologia do Luigi de correção dos exercícios (inicialmente o aluno corrige seu próprio texto sozinho e depois o faz junto com o professor) obrigava-me a tentar pensar não só como um candidato mas também como um examinador, o que foi essencial para que eu adotasse estratégias mais efetivas para aumentar minha nota.

Foi realmente um divisor de águas entender o que representa o padrão de respostas (que a banca publica), qual é o papel da grade de correção (que a banca não divulga e à qual não temos acesso) e como as questões são elaboradas e corrigidas. Uma compreensão mais aprofundada do funcionamento da prova discursiva de história auxiliou-me, inclusive, a remodular minha estratégia de escrita para outras disciplinas de conteúdo.

Em suma, o professor Luigi reúne extraordinário profissionalismo e competência. Recomendo sem hesitação!

[veja também a entrevista em que o Leonardo conta sua trajetória em mais detalhes: https://youtu.be/A184jI2pazY]

profile-pic

Me deu a segurança que eu procurava para enfrentar a prova

Taciano S. Zimmermann - Diplomata aprovado em 2019 • 2º lugar geral

Poucos professores levam tão a sério o CACD como o Luigi. Ele foi meu único professor de História do Brasil para o concurso. Desde o início, a base dos meus estudos nessa matéria foi o caderno que fiz anotando cada palavra que ele falava nas aulas do curso extensivo teórico. Foi esse caderno que, ao longo do tempo e a partir das leituras também indicadas pelo professor, sistematizei, reelaborei, organizei e incrementei, para ser meu principal material de revisão pré-prova. Na reta final, foi indispensável ter aprendido com o Luigi nuances importantes das provas objetivas e discursivas nos intensivos que ele oferece. A correção comentada de questões de TPS, os simulados discursivos e as grades de correção que o Luigi prepara (extremamente detalhadas) foram essenciais. O material é de qualidade incomparável. Por fim, a correção das questões discursivas - com direito a um atendimento particular semanal com o professor - me deu a segurança que eu procurava para enfrentar prova. Sou muito grato pela atenção, o carinho e o comprometimento com que o Luigi sempre me atendeu. Recomendo fortemente todos os seus cursos.

[veja também a entrevista em que o Taciano conta sua trajetória em mais detalhes: https://youtu.be/hYM1HxHFw9s]

profile-pic

me auxiliou a responder mais objetiva e factualmente, como a banca demanda

Francisco Santos - Diplomata aprovado em 2018 • 1º lugar geral

Estudar com o Luigi foi de extrema importância para a minha preparação. O curso Teórico Extensivo de HB é sólido e aprofundado, me deu uma excelente base para encarar a prova. Já o Intensivo de questões discursivas foi essencial para fazer uma boa prova de 3ª fase: além de ser uma revisão (essencial) na reta final, este curso me auxiliou a moldar minha escrita para a prova de HB e a responder mais objetiva e factualmente, como a banca demanda. Por fim, o Luigi é uma pessoa muito querida e que sempre esteve pronto a ajudar e a tirar dúvidas!

profile-pic

melhor preparação para cada aluno e resultados expressivos ano após ano

Jorge Santos - Diplomata aprovado em 2018 • 1º lugar (cotas)

Luigi foi um divisor de águas na minha história com o CACD, pois mudou também minha forma de lidar com o concurso como um todo. Além de um domínio absoluto de todo conteúdo, ele busca estar, de certa forma, na pele do candidato e, nessa posição, tenta pensar, de modo permanente e sistemático, a melhor e mais eficiente maneira de estudar, sistematizar e assimilar um conteúdo, no caso de História, vasto e extremamente detalhado. Em todos os vários cursos que fiz (Intensivos 1ª Fase 2017 e 2018, Intensivos 3ª Fase 2017 e 2018 e Revisão 2016), Luigi se mostrava sempre incansável na busca por atacar todos os pontos do edital, pensar e repensar todas as possibilidades que os temas poderiam aparecer tanto na 1ª quanto na 3ª fases, sem perder o pragmatismo e foco absoluto na prova. Poucas vezes vi um professor tão dedicado e apaixonado em oferecer a melhor preparação para cada aluno individualmente, com resultados expressivos ano após ano.

profile-pic

Foca no que realmente importa, de modo que o aluno nunca sente que está perdendo tempo

Tatiana Parra - Diplomata aprovada em 2020-21 • 1º lugar (PCD)

História é uma matéria sem fim, e uma das maiores dificuldades do CACD é saber o que efetivamente cai. O Luigi conhece profundamente a prova e, em suas aulas (tanto de questões objetivas quanto de discursivas), foca no que realmente importa, de modo que o aluno nunca sente que está perdendo tempo – recurso tão escasso. Ao longo da minha preparação, fiz todos os cursos do Luigi, Extensivo, Intensivo pré-TPS e Intensivo pré-terceira-fase. Todos são absolutamente recomendáveis para uma preparação que faz o candidato se sentir seguro com relação a qualquer tópico do edital. No curso de discursivas, por exemplo, além de nos ajudar a realmente entender o momento histórico, o Luigi nos instrui em como maximizar a quantidade de informações e aumentar a nota, focando em como as questões são corrigidas. No que diz respeito ao curso de objetivas, é seguro afirmar que a grande maioria dos alunos que passou pelas mãos de Lulu aplica o seu método de resolução de questões objetivas para todas as matérias, o que, no meu caso, aumentou MUITO minha nota, me ajudando a passar no TPS com tranquilidade. Além da grande qualidade do professor, o Luigi é uma pessoa que vai estar sempre disponível para sanar dúvidas, sem fazer que você se sinta inseguro, o que contribui muito para diminuir a ansiedade natural que o concurso cria.

profile-pic

excelente didática e uso inteligente de tecnologias de informação

Luiz C. K. Nogueira - Diplomata aprovado em 2019 • 3º lugar geral

Luigi tem grande conhecimento das matérias que caem no CACD, o que, somado a sua excelente didática e ao uso inteligente de tecnologias de informação, resulta em um curso fundamental para os candidatos a diplomata. Recomendo, fortemente, o curso [de questões discursivas] para aqueles que desejam aprender a elaborar questões dissertativas com o grau de complexidade, profundidade e organização exigido pela prova.

profile-pic

Uma figura tranquilizadora, reconfortante e sempre disponível

Guilherme Agustini - Diplomata aprovado em 2020-21 • 18º lugar

O Professor Luigi esteve comigo desde o início da minha preparação, no longínquo ano de 2017, em que cursei seus módulos extensivos de História do Brasil e Mundial no IDEG, até o momento da minha aprovação, em 2021, em que fiz seu curso de discursivas e utilizei amplamente sua plataforma de recursos.

O Professor Luigi vai além de dominar a matéria — também conhece a prova como poucos. Seu curso extensivo é metódico, completo e, dentro do universo de estresse enfrentado diariamente pelo CACDista, divertido.

Já em seu curso de discursivas, além de aprofundar a matéria, o professor ensina a pensar como a banca, maximizando a conversão do seu conhecimento em nota. Isso sem falar na pessoa Luigi — uma figura tranquilizadora, reconfortante e sempre disponível.

Sempre comento com meus amigos que, estudando para esse concurso, tive o privilégio de ter aula com alguns dos melhores professores que tive na vida, e o professor Luigi é um dos que torna essa afirmação verdadeira.

[veja também a entrevista onde o Guilherme conta sua trajetória em mais detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=LfPulsVDPHM]

profile-pic

Não há como não recomendar o prof. Luigi para todas as fases do concurso!

Victor Born Portella - Diplomata aprovado em 2018 • 8º lugar geral

Quando eu não tinha sequer recursos para continuar o concurso, o Professor Luigi apostou em mim. Mas muito mais do que isso, ele dominou a prova de História e abriu-a para seus alunos.
Com ele, confirmei uma impressão que tive depois de minha primeira terceira fase. A prova de história vai muito além da cultuada forma. É conteúdo. Quanto mais conteúdo e fatos o candidato acumula, mais recursos ele tem para se virar na prova. A forma importa, mas é subsidiária ao conteúdo. Muitos candidatos esquecem disso.
Ademais, o Professor analisa com profundidade as bancas, poupando esforço hercúleo dos candidatos. Destrincha-as, busca seus segredos e detalhes, circunda-a em todos os seus flancos.
O vocabulário é mesmo de guerra. Com a estratégia do Professor Luigi, senti-me seguro para lidar com qualquer banca em qualquer hipótese. A caixa de ferramentas ficou mais completa. O resultado foram consecutivas e seguidas notas acima da média em todas os concursos que fiz na matéria de história.
Não há como não recomendar o professor Luigi para todas as fases do concurso!

profile-pic

Fez toda a diferença para que conseguisse ser aprovada

Priscila Liz - Diplomata aprovada em 2017 • Medalha de Prata no Prêmio Rio Branco 2019

Sem sombra de dúvidas, o formato, a metodologia e o conteúdo dos cursos foram excepcionais. O comprometimento e a disposição do professor Luigi para com seus alunos e a qualidade do curso asseguram o êxito das modalidades intensiva e extensiva dos seus cursos para a 3ª fase do CACD. Posso dizer que as aulas me fizeram compreender os pormenores da prova e da banca corretora, o que fez toda a diferença para que conseguisse ser aprovada em 2017. Para além do conteúdo, que é bastante aprofundado nos cursos, o grande diferencial do professor Luigi é fornecer aos seus alunos instrumentos que lhes permitem compreender os critérios de correção e o próprio perfil da banca avaliadora, dos quais a aprovação no concurso depende em larga medida. Um dos grandes diferenciais é a possibilidade de aprender a lógica da prova e da banca e, então, realizar a correção dos simulados de maneira autônoma e já antecipar os itens indispensáveis em uma questão sem depender do auxílio de professores, uma vez compreendida a lógica da grade de correção empregada pelos corretores. Pude comprovar a qualidades dos cursos oferecidos por meio da clara evolução que tive nas provas de 3ª fase. Recomendo e muito!

profile-pic

informação minuciosamente selecionada para os objetivos do CACD

Lauro Grott - Diplomata aprovado em 2017

Minhas principais dificuldades eram duas: saber quais informações selecionar para inserir na resposta e como direcionar a resposta para aquilo que o avaliador estava esperando. O curso me forneceu uma grande quantidade de informação, que, no entanto, não era esparsa, mas sim minuciosamente selecionada para os objetivos do CACD. A prática dos exercícios propostos pelo professor Luigi também nos treinou para que tivéssemos um certo grau de intuição para fazer a prova, até mesmo porque, no dia do exame, o tempo para a análise dos comandos é extremamente escasso. O professor ateve-se a todos os detalhes possíveis para que pudéssemos majorar nosso desempenho. No curso de terceira fase, providenciaram-se informação, análise, e mesmo discussões sobre o que fazer exatamente na hora da prova (brainstorming, momento de começar a escrever, etc.). Essa abordagem auxiliou não somente na parte de conteúdo da prova, mas também no aspecto psicológico da preparação. O comprometimento do professor em buscar todo tipo de informação útil para os alunos, desde bibliografia específica até a análise da produção acadêmica dos avaliadores. Colocado de uma forma simples e direta, o professor Luigi ensina de maneira clara e didática.

profile-pic

Para alguns, a maior deficiência em História é a "forma". No meu caso, sempre foi o conteúdo

Sarah Venites - Diplomata aprovada em 2016 • 4º lugar geral

Todas as matérias do CACD são importantes e devem ser cuidadosamente estudadas pelo candidato que se dispõe a enfrentar o Concurso com a ambição de ser aprovado. Ainda assim, nos últimos anos, tem-se notado o quanto a variação de notas em História do Brasil e Inglês é relevante na terceira fase. São justamente as matérias em que tive maior dificuldade ao longo da preparação. cleardot

De fato, para alguns candidatos, a maior deficiência em História é a famigerada "forma"... É preciso escrever bem. E escrever bem não significa, necessariamente, apresentar um texto rebuscado. No meu caso, entretanto, a maior dificuldade sempre foi com o conteúdo mesmo. Talvez por alguma deficiência na minha formação básica, sempre relacionei História ao desafio de memorizar datas, nomes, acontecimentos, e foi muito difícil me convencer de que era possível "entender" a matéria. Esse entendimento veio de maneira muito gradual, com muito esforço. Saber identificar um argumento historiográfico, diferenciá-lo de outras abordagens, inseri-lo em um processo histórico não foi algo que veio a mim de maneira natural. Obviamente, ainda tenho grandes lacunas a preencher, mas acredito que aprender a estudar a matéria foi uma das lições mais valiosas que a preparação para o concurso me trouxe. Também de maneira diferente à de muitos outros candidatos, eu não deixei pra me dedicar aos estudos para a terceira fase somente na última hora — especialmente em História do Brasil, que, reconhecidamente, era uma das matérias em que eu tinha pior desempenho. Antes de sair o Edital de Abertura do Concurso de 2016, o que eu mais fiz foi praticar a confecção de respostas no estilo da terceira fase.

Claro que todos os professores que fizeram parte da minha trajetória, bem como das de muitos outros candidatos, tiveram um papel essencial nessa evolução. Guardo carinho e gratidão por cada um deles. Dito isso, e em razão do tipo de dificuldade que sempre enfrentei, não posso deixar de compartilhar meu especial agradecimento ao Luigi, que me ajudou a superar algumas das muitas falhas que se apresentaram ao longo da preparação. As indicações de leitura e, talvez mais importante, as orientações sobre o que buscar nessas leituras, fizeram toda a diferença. O grau de paciência do Professor também foi algo excepcional — acredito que isso dê mais confiança ao aluno para tirar aquelas dúvidas que podem parecer bobas, mas que fazem toda a diferença mais adiante. As correções das respostas escritas também sempre foram muito detalhadas, com comentários pertinentes, e o Luigi sempre se mostrou aberto a explicar o motivo das marcações, com humildade para conversar com os alunos e para buscar subsídios acadêmicos que embasassem esses comentários.

Reitero, assim, meu apreço pelo Luigi e agradeço imensamente o esforço, a dedicação e o carinho empreendidos por ele ao longo dessa jornada. Espero, sinceramente, que os novos alunos consigam progredir em seus estudos e desejo êxito a todos ao fim do caminho! Vocês estão em excelente companhia! 😉

profile-pic

três aspectos que me ajudaram a aumentar a nota para 95/100

Christian Estivallet - Diplomata aprovado em 2017 (3º lugar) • 2ª maior nota de HB no CACD 2016 (95/100)

O intensivo de História do Brasil de 6 semanas com o prof. Luigi antes da terceira fase do CACD de 2016, pra mim, foi fundamental sobretudo em três aspectos para melhorar minha nota em relação ao ano anterior. Primeiramente, a forma como praticamos as questões contribuiu enormemente para simular o ambiente de prova, com tempo escasso e questões desafiadores. Em segundo lugar, as correções individualizadas e debatidas com o professor ajudaram a compreender melhor quais eram as demandas da banca para cada questão, até mesmo pelo reconhecimento de qual seria o elaborador de cada questão e quais eram os critérios mais prezados por ele. Finalmente, o intensivo foi importante para aprofundar e consolidar alguns temas que teriam maior probabilidade de serem cobrados na prova. Ao final das seis semanas fiquei extremamente satisfeito com as aulas e especialmente com o resultado da prova de História do Brasil.

profile-pic

Como cheguei à maior nota de HB na 3ª fase de 2016

Murilo Cavalcante - Maior nota do CACD 2016 • 96/100 em HB

O curso de terceira fase com o prof. Luigi Bonafé foi decisivo e fundamental para a obtenção de 96/100 na prova de 3ª fase de História do CACD 2016. Não apenas ganhei densidade em tópicos relevantes do edital de História, como também pude entender melhor o que a banca esperava de mim nessa prova. Além disso, ter a segurança de como escrever na hora "H" permitiu que eu ganhasse preciosos minutos.

profile-pic

Ele vai te ensinar a matéria, custe o que custar

Atualidades Concursos - Trecho de blog

O Luigi é o único professor que conheço disposto a sacrificar seu próprio tempo para ministrar aulas adicionais caso o conteúdo não seja exaurido no tempo planejado. A matéria será estudada até o final. Se o tempo alocado for insuficiente, mais aulas serão marcadas. Eu não me refiro a 20 ou 30 minutos a mais de aula, me refiro a aulas inteiras. 3, 6, 8 horas a mais de aulas caso seja necessário. (Leia o post completo: "Como começar a estudar para o CACD")

profile-pic

Os cursos do Luigi são daqueles que mais se aproximam do indispensável para ser aprovado no CACD

Joan França - Diplomata aprovado em 2020-21 • 15º lugar

Creio que nenhum curso ou professor seja indispensável para ser aprovado no CACD. Mas os cursos do Luigi são daqueles que mais se aproximam de sê-lo. Além de sólido saber teórico, suas aulas estruturam-se também em amplo conhecimento do concurso, didática e muita dedicação. Tive a oportunidade de fazer dois cursos dele e recomendo ambos. No curso Intensivo Objetivas, aprende-se a reconhecer formas de como a Banca costuma cobrar os conteúdos de História no TPS. Além disso, o Luigi ensina a desenvolver estratégias para responder questões objetivas que são úteis até mesmo para outras matérias. No curso Intensivo Discursivas, o professor esclarece a lógica implícita nas grades de correção utilizadas na avaliação das provas de HB. Isso é essencial para adquirir uma melhor noção de como tendem a ser avaliadas as questões de HB e o que se espera, de fato, do candidato. Ao aprender isso, o candidato torna-se apto a otimizar suas respostas, com vistas a obter maiores pontuações em História. Ademais, suas grades de correção acabam servindo como excelente material de revisão. Além de todo esse profissionalismo, o Luigi também é um professor muito amigável, acessível e que busca sempre se aperfeiçoar. Recomendo plenamente!

profile-pic

Ele quer que você passe no CACD

Atualidades Concursos - Trecho de blog

Tem dúvida sobre a matéria? Mande um e-mail, ele responde. Continua com dúvida? Sem problemas, ele te passa o número do celular dele. Está sem crédito no celular? Dependendo da situação, ele te liga. (Leia o post completo: "Como começar a estudar para o CACD")

profile-pic

Caso haja indicação incontornável para sua preparação, certamente é o prof. Luigi

Atualidades Concursos - Trecho de blog

Caso haja alguma indicação incontornável para a sua preparação, certamente é o professor Luigi. Ele conhece os itens da primeira fase melhor que qualquer outra pessoa: durante a aula, o professor não explica somente o motivo de determinado item estar certo ou errado, ele destrincha cada frase e descreve as intenções do avaliador, dessa maneira você aprende a pensar como a banca e a resolver as questões com muito mais facilidade e confiança. Antes de estudar com o Luigi eu tinha uma impressão muito forte de que os itens de História do Brasil eram cobertos por um manto de subjetividade. Esse não é o caso. As afirmações contidas na prova são notavelmente objetivas. (Leia o post completo: "Como estudar para o CACD")

Classificação em concursos públicos (resumo)

 · PROFESSOR DE HISTÓRIA (NÍVEL SUPERIOR) // 2009 — 1º lugar no Concurso Público para Professor (Magistério Superior) da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Departamento de Ensino da Aeronáutica [nota final: 94,19].

 · HISTORIADOR // 2009 — 1º lugar no Concurso Público para o cargo de Analista (História) do IBGE, Cesgranrio.

 · PROFESSOR DE HISTÓRIA (NÍVEL FUNDAMENTAL) // 2008 — 1º lugar no Concurso Público para Professor I — História (2ª CRE), Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.


Sobre a minha história com o magistério

Eu comecei a dar aulas em um pré-vestibular comunitário. Foi há mais de 15 anos, antes de me formar.

Ensinar História tornou-se profissão pra mim em 2004. Desde então já dei aulas em praticamente todos os níveis e modalidades de ensino, para alunos da adolescência até a idade madura, em instituições públicas e particulares, do Ensino Fundamental à pós-graduação.

Mas passei a buscar a excelência e a especialização na preparação de aspirantes a diplomata a partir de 2007. Trabalhei nos principais cursinhos preparatórios para o CACD: Clio (no Rio, em SP e em BsB), LFG (Rio e telepresencial), Atlas (Rio, BsB e on-line), Sapientia (SP e on-line) e IDEG (Rio, São Paulo e on-line).

Também já tive meu efêmero período de pesquisador acadêmico (terminei o doutorado em História na UFF em 2008), além de ter namorado alguns bons anos com a História Pública (como historiador no IBGE).

Nos primeiros anos da minha carreira, fui aprovado em 1º lugar em alguns dos concursos públicos para historiador e para professor de História nos diversos níveis do magistério a que me submeti. Eventualmente flertei também com o "outro lado" dessa história, formulando questões e corrigindo provas de concursos públicos, vestibulares e avaliações em larga escala.

Mas larguei tudo isso pra viver plenamente a dor e a delícia que é formar diplomatas e aprender coisas novas a cada semana, tanto com os meus próprios erros quanto com as muitas lições que vocês não cansam de me ensinar.

Isso é o que tenho de mais importante a te dizer sobre o meu trabalho no que se refere à preparação para o CACD. Se você procura, contudo, aquele tipo de informação que costuma aparecer num currículo mais "formal", ou se tem interesse em conhecer mais detalhes a respeito da minha trajetória profissional, aqui vai:


Publicações (resumo)

 · Socorro: o professor sumiu! (capítulo do livro As Ciências da Humanas e suas Metodologias: Desafios do Século 21)

 · Diplomacia das canhoneiras (Dicionário histórico-biográfico da Primeira República)

 · Reconhecimento do regime republicano (Dicionário histórico-biográfico da Primeira República)

 · Corolário Roosevelt à Doutrina Monroe (Dicionário histórico-biográfico da Primeira República)

 · O primeiro embaixador, à sombra do barão (Retratos sul-americanos, vol. 3)

 · Como se faz um herói republicano: Joaquim Nabuco e a República (Tese de Doutorado, UFF, 2008)

 · A correspondência particular de Joaquim Nabuco com o Barão do Rio Branco (Revista do IHGB n. 424)

 · Como se faz um herói republicano: Joaquim Nabuco, o pan-americanismo e a República (Projeto Nota Dez, Revista Cantareira)

 · História pelas memórias (resenha do livro O chalé da memória, de Tony Judt, para o suplemento Prosa e Verso do jornal O Globo)

 · Para ler as Memórias de um sargento de milícias: uma perspectiva materialista da análise de fontes literárias em História (Revista Cantareira)



Experiência Profissional (resumo)

out. 2024 — hoje Instituto Diplomacia

 · Professor Visitante de História do Brasil para o CACD (presencial no Rio de Janeiro; telepresencial em São Paulo, Goiânia, Brasília; e on-line em plataforma própria)

ago. 2017 — hoje luigibonafe.com Educação LTDA
 · Professor de História para o CACD (Rio de Janeiro e on-line)

abr. 2015 — abr. 2024 IDEG - Instituto de Desenvolvimento e Estudos de Governo
 · Professor de História para o CACD (Rio de Janeiro, São Paulo e on-line)

jan. 2015 — mar. 2017 Curso Sapientia
 · Professor de História para o CACD (São Paulo e on-line)

jun. 2010 — out. 2016 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
 · Analista [História] (Rio de Janeiro e rede de Unidades Estaduais)

set. 2010 — abr. 2015 Curso Atlas
 · Professor de História para o CACD (Brasília, Rio de Janeiro e on-line)

jul. 2010 — dez. 2010 Rede LFG
 · Professor de História no curso Carreira Diplomática (telepresencial e Rio de Janeiro)

jul. 2007 — abr. 2010 Curso Clio
 · Professor de História para o CACD (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília)

2007 — out. 2009 Instituto Gaylussac
 · Professor de História para o Ensino Médio (Niterói, RJ)

jul. 2007 — jan. 2008 Universidade Federal Fluminense (UFF)
 · Professor no curso de graduação em História [estágio docente para bolsistas de doutorado] (Niterói, RJ)

mar. 2005 — dez. 2005 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
 · Professor substituto no curso de graduação em História (Rio de Janeiro, RJ)


Trabalhos voluntários (resumo)

jan. 2019 — mar. 2022 Pré-vestibular comunitário Marielle Franco
 · Professor voluntário de História para o ENEM e vestibulares (Rio de Janeiro, RJ)

out. 2002 — maio 2007 Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) - núcleo Anil
 · Professor voluntário de História em pré-vestibular para alunos pretos e pardos carentes (Rio de Janeiro, RJ)


Formação acadêmica

2004 — 2008 Universidade Federal Fluminense (UFF)
 · Doutorado em História Social (Tese Como se faz um herói republicano)

2000 — 2004 Universidade Federal Fluminense (UFF)
 · Bacharelado e Licenciatura em História


>