Aqui está a gravação, na íntegra, da aula inaugural (demonstrativa e gratuita) do curso Extensivo de História do Brasil (HB+HPEB) para o CACD, ministrado pelo prof. Luigi Bonafé, ciclo 2024/2025, sobre a “invenção do trabalhismo”:
Se o player de vídeo acima não funcionar, clique no link a seguir: https://youtu.be/1pDZOoRTrG8
“Capítulos” da aula
00:00 “A invenção (e a prova de fogo) do trabalhismo”
00:30 (i) Introdução: a escolha do tema
06:30 (ii) Importância de relacionar história da política externa brasileira (HPEB) e processo decisório da política doméstica nas questões de HB do CACD
12:30 (iii) Recorrência do tema na história das questões de História do CACD (e como ele é cobrado)
15:30 (iv) Importância (e limites) de conhecer a bibliografia acadêmica e os debates historiográficos pertinentes às provas de HB do CACD
17:55 (v) O que foi o “trabalhismo” (e por que ele não se confunde com os fascismos)
28:43 (vi) A entrada do Brasil na 2ª GM e a “invenção do trabalhismo”
45:23 (vii) O horizonte político da redemocratização e as mudanças do Estado Novo
56:57 (viii) O conceito de “populismo” no CACD vs. “a política fora do mercado” (cf. Angela de Castro Gomes)
1:22:25 (ix) Política cultural do Estado Novo: manipulação ou reconhecimento de interesses?
1:43:42 (x) Conclusão: “Jogo dos 7 erros”
Contexto original de transmissão da aula
“A invenção (e a prova de fogo) do trabalhismo, no contexto da crise do Estado Novo (1942-1945)” foi a aula inaugural, demonstrativa e gratuita do curso Extensivo de História do Brasil para o CACD ministrado pelo prof. Luigi Bonafé para o ciclo 2024/2025. Transmitida ao vivo e gravada em 16/10/2024, foi aberta ao público e teve chat com interação (perguntas e respostas) em tempo real.
Mais detalhes sobre o curso em que esta aula se insere podem ser encontradas no descritivo completo disponível em: https://luigibonafe.com/curso/extensivo-hb-2024-2025.
Esta aula foi transmitida originalmente como parte integrante do evento/”live” intitulado/a “AULÃO INAUGURAL GRATUITO (em dose tripla) do ciclo Extensivo 2024/2025 no Instituto Diplomacia”, antecedida por aula gratuita e demonstrativa da prof. Jaqueline Damasceno, de Economia; por explanação sobre o método SCMM (profs. Nidi Bueno e Jaqueline Damasceno); e entremeada por aula gratuita e demonstrativa do prof. Ricardo Pereira, de Língua Portuguesa.
O vídeo original do aulão triplo, na íntegra, está disponível em: https://youtube.com/live/Y7-tufMsHyE
Bibliografia mencionada
As referências bibliográficas a seguir não são recomendações de leituras para o CACD. Tratam-se apenas de citações de obras citadas durante a aula e que serviram de inspiração e fundamento principal para sua concepção:
Angela de Castro Gomes, A invenção do trabalhismo, 2005 (3ª ed., Rio de Janeiro, Ed. FGV) [Editora FGV] [eBook Ed. FGV] [eBook Kindle] [Google Livros]
Jorge Ferreira, Trabalhadores do Brasil: o imaginário popular (1930-1945), 1997 (Rio de Janeiro, Ed. FGV) [Amazon] [Editora 7Letras/2011] [Google Livros]
Elementos estruturantes do curso Extensivo que esta aula gratuita e demonstrativa integra
– Carga horária EXTENSIVA (150+ horas)
HB e PI são as provas do CACD a que a quase totalidade dos aprovados dedica a maior quantidade de horas de estudo. Impensável cogitar um curso extensivo de História do Brasil com carga horária “enxuta”. Comigo serão mais de 150 horas apenas de videoaulas teóricas.
– HB + HPEB + Historiografia
As questões de História da PEB aparecem na prova de HB, motivo por que contemplar também a quantidade de aulas necessárias para os temas pertinentes a HPEB é imperioso. Adicionalmente, toda a historiografia pertinente às provas de HB do CACD integra as aulas.
– Indicações de leituras específicas organizadas por tema
Impensável conceber a preparação para provas complexas como o CACD sem leituras. Mas é impossível ler tudo. Seus concorrentes que foram ou serão aprovados não leram aquilo tudo o que é recomendado como suposta “bibliografia oficiosa” (e os que leram não lembraram ou utilizaram nem a metade daquilo).
Tampouco têm muita serventia as leituras que não resultam na produção de material sintético, mas abrangente e passível de rápida revisão. Ensinar CACDistas a equilibrar essas variáveis e produzir, como fruto principal de um curso extensivo, o seu “caderno”, completo, da forma mais organizada e mais eficaz, mas sem excesso de leituras, de modo a “livrar-se dos livros” depois de tê-los consultado uma única vez, foi uma das responsabilidades didáticas que eu assumi com mais afinco e êxito ao longo dos últimos anos.
– Um só curso para te ajudar a progredir do muito básico até o muito avançado
Nos relatos de diplomatas aprovados, as estratégias e técnicas de estudo adotadas em cada trajetória costumam ser únicas e extremamente variadas. O mesmo não se pode dizer dos erros cometidos ao longo da preparação, que são quase todos repetitivos naquele tipo de relato. E custam mais caro do que dinheiro: custam tempo – algo que pro CACDista não tem preço.
De todos esses erros compartilhados, os mais comuns dentre os frequentemente citados giram em torno de coisas como “perder tempo por estudar sozinho(a) no início da preparação”; escolher cursinhos (e pacotes fechados) em vez de professores; e negligenciar os fundamentos, ou seja, “pular” etapas e buscar atalhos apenas para descobrir, meses depois, que tornou-se inevitável dar um “passo atrás” e consolidar uma base sólida, sem “buracos” de conteúdos.
– Respeito à sua inteligência (e seu bolso)
Nada de oferecer um curso “básico”, introdutório, pra diminuir o preço, até você descobrir que aquela “primeira passada pelo Edital” não foi nem metade do que você precisa para considerar-se minimamente “iniciado”. Daí te vendem um curso de aprofundamento. Depois um módulo de um curso de exercícios. Depois um segundo, porque o Edital “atrasou”. E daí por diante.
No fim das contas, você gasta 3 ou 4 vezes o preço “baratinho”, o que sai mais caro do que 1 único curso com a carga horária e a profundidade adequadas. Faça as contas com base no valor que estará pagando por hora: este curso, por exemplo, custa pra você cerca de R$ 15 por hora, mesmo sem nenhum desconto (ou menos que isso, se você levar em conta os bônus que estão incluídos). Não compare maçã com banana.
Mais detalhes sobre o curso em que esta aula se insere podem ser encontradas no descritivo completo disponível em: https://luigibonafe.com/curso/extensivo-hb-2024-2025.
A invenção do trabalhismo explicada pela própria prof.ª Angela de Castro Gomes
Se o player de vídeo acima não funcionar, clique no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=IOk3uJuSuMM