Saiu o Guia de Estudos extraoficial produzido pela turma de diplomatas aprovados no CACD 2020-21, o mais longo da História. O documento, generosamente organizado desde o ano passado, ganhou o epíteto de “Jacaré Esmerado“.
Ainda não foi dessa vez que publicaram as respostas com as notas atribuídas a cada um dos 10 quesitos (saiu apenas a nota total em cada questão). Mas não negligencie a importância desse material e o quanto ele pode agregar aos seus estudos: é simplesmente a leitura mais relevante para qualquer pessoa que pretende submeter-se às provas discursivas do concurso, seja antes da publicação do Edital ou depois da aplicação das provas objetivas da 1ª fase.
Quando alguém te disser como funciona a correção das provas discursivas do CACD, ou quando tentarem te vender um método sobre como escrever bem para tornar-se diplomata, esse guia e os anteriores são a prova dos nove. Pode usar de material de cabeceira que será um bom companheiro. Principalmente se tentarem te fazer comprar a ideia (furada) de que é possível “compensar” falhas de conteúdo por meio de recursos estilísticos. Ou, pior, se alguém tentar de vender a ideia (mais furada ainda) de que você precisa dedicar mais tempo ao desenvolvimento de habilidades de convencimento do que aos conteúdos substantivos cobrados nas provas discursivas de conhecimentos específicos.
Compartilhe com outros CACDistas e, se possível, estude esse material, detidamente, junto com seu grupo de estudos.
E, caso você já esteja pensando na última fase do concurso, pode se interessar também por uma lista de todos os guias de estudos já publicados. Ela pode ser encontrada no post que reúne esse e outros Materiais de treino para as provas discursivas do CACD, disponíveis gratuitamente para download, junto com outros arquivos pertinentes reunidos aqui no blog (como um modelo de folha de respostas, para você treinar).
PS: A propósito, o Guia do Jacaré Esmerado lamentavelmente também não trouxe publicadas as respostas mais interessantes às questões discursivas da prova de História do Brasil da 3ª fase do CACD 2020/21, aquelas que mais demonstraram a objetividade da correção, em termos comparativos… mas aguarde que eu separei cuidadosamente alguns exemplos que vou mostrar em breve, no meu curso de discursivas que começa ainda nesta semana pós-TPS 2022…
PS/2: Depois de um TPS extenuante, assistir a depoimentos de aprovados compartilhando as agruras de suas trajetórias pode ser de alguma ajuda. Veja no meu canal do YouTube a playlist com entrevistas abertas e francas de alguns dos novos diplomatas que ingressaram no Instituto Rio Branco em 2021.