O vídeo a seguir é a gravação completa do depoimento de Taciano Zimmermann, diplomata aprovado em 2º lugar na classificação geral do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2019.

É preciso aceitar os cookies de marketing para assistir esse vídeo.

No depoimento, gravado ao vivo em 28 de janeiro de 2020, Taciano relatou como foi sua trajetória até a aprovação, o que ele acha que fez de errado e o que ele julga que foi acertado e funcionou bem.

Apresentou, na tela, alguns dos materiais de estudo, fichamentos e cadernos de aulas que elaborou ao longo do processo.

No seu depoimento, ele explicou (e mostrou) como:

  • organizou seu tempo de estudo
  • estruturou um cronograma mais intensivo de estudos na reta final da preparação (entre Edital e provas)
  • conciliou estudo e trabalho
  • escolheu professores e cursos (e quais ele não faria de novo)

Em quase 2h30 de um generoso depoimento de aprovado, Taciano também respondeu a dúvidas de outros candidatos que participaram do bate papo em tempo real.

Enfim, trata-se do registro de um depoimento útil para quando precisar de uma motivação extra, para conhecer alguns dos erros mais comuns a evitar ao longo da preparação, para compor seu acervo de exemplos bem sucedidos de estratégias de estudo etc.

Sem propaganda rasteira, sem simplismos, sem reducionismos. E, sobretudo, sem censura, que é pra ser efetivamente útil pra você, na prática.

Leia mais relatos de outros diplomatas aprovados no CACD nos últimos 4 anos

Conheça o Guia de Estudos extraoficial que a turma de diplomatas aprovados junto com o Taciano elaborou e publicou em 2020

Sobre o autor: Luigi Bonafé - aprendacom@luigibonafe.com

Eu sou um professor de História apaixonado pelo desafio de redescobrir o magistério e desvendar a banca do CACD a cada ano. Desde 2007 dou aulas especificamente para quem quer ser diplomata. De lá pra cá, as provas do concurso mudaram muito, e os candidatos também. Como professor, eu fui mudando junto. Desde 2015 passei a lecionar nos cursos teóricos extensivos do IDEG, que ajudaram a revolucionar os fundamentos da preparação para o concurso de diplomata. Desde 2016, em plataforma própria e independente de cursinhos, criei um método de preparação para as provas discursivas de História do Brasil do CACD. E esse método foi aplicado pelos 3 candidatos que tiraram as notas mais altas das provas discursivas de HB em 3 anos seguidos: 2016, 2017 e 2018. Deixa eu te contar um pouco mais dessa história...

Relacionados

Resultados da 1ª fase do CACD 2020 (em 2021)

Luigi Bonafé

2 jul 2021 às 3h24

Acaba de ser publicado no Diário Oficial da União o Edital nº 11 do CACD 2020, com os resultados da 1ª fase do certame. As notas de corte do TPS do CACD 2020 (em 2021) foram: Ampla concorrência – 49,75 Negros – 43,50 PCDs – 42,63 Seguem as tabelas com os dados divulgados, tabulados por […]

Novas datas de provas do CACD 2020

Luigi Bonafé

18 fev 2021 às 7h54

Novo Edital com cronograma de aplicação de provas do CACD 2020. Primeira Fase prevista para 11/04/2021. Não foi reaberto o período de inscrições. Regras do Edital de abertura continuam vigentes, com alterações em subitens específicos.

Mais lidos

>