Luigi Bonafé - História para o CACDLuigi Bonafé - História para o CACD

INTENSIVO 3ª FASE 2018
Discursivas · HB+HPEB · CACD

Um método

que funciona


O método de treinamento intensivo para a prova discursiva de História que mudou a forma como candidat@s a diplomata se preparam para a 3ª fase do CACD. E que funciona: foi aplicado pelos dois candidatos que tiraram as duas maiores notas de HB, tanto em 2016 quanto em 2017

!

Acesso até 20/12/2018

A prova discursiva de História do CACD 2018 está prevista para 28/09/2018. O resultado final deve sair em 21/12/2018. Para garantir o acesso ao conteúdo completo do curso, ao treinamento da elaboração de recursos e a todos os 7 atendimentos previstos, você terá um prazo de mais 12 semanas além da data da prova.

Nomes, datas, fatos

FOCO SÓ NO QUE IMPORTA

O candidato que obteve a maior nota numa prova de História da 3ª fase do CACD 2016 foi aquele que enfatizou o conteúdo, em detrimento da preocupação central com a estética. O que tirou a maior nota em 2017 foi o que mudou sua estratégia da água pro vinho, estruturando suas redações a partir de nomes, datas e fatos. Agora você escolhe a sua estratégia com base nos resultados que eles obtiveram.  

Atendimento individual

SEM MIXARIA nem burocracia

Ao alcance de poucos cliques: você simplesmente acessa a página de agendamento, escolhe um horário e clica para reservar uma sessão de atendimento individual comigo, ao vivo. Toda semana. Além, é claro, de poder me ligar ou mandar uma mensagem via WhatsApp, a qualquer tempo. Aliás, tudo como deve ser quando você contrata um professor particular.

Método de correção próprio

QUESTÕES INéDITAS

O método de correção criado e maturado desde 2016 que tem ajudado candidat@s iniciantes e veteranos a aumentar sensivelmente suas notas. A mudança de perspectiva que faz você entender como a banca pensa, ajuda a perder o medo dos corretores mais rigorosos do CACD e delimita exatamente o que você deve fazer pra não gastar tempo, na hora da prova, com aquilo que não interessa. 

profile-pic
profile-pic
profile-pic
profile-pic
profile-pic
profile-pic

pedagogia voltada ao CACD e atendimento personalizado fizeram a diferença

As aulas do professor Luigi Bonafé contribuíram muito para minha aprovação. A pedagogia voltada ao CACD, a atenção às exigências da banca e o atendimento personalizado fizeram a diferença.

Rodrigo Cardoso - Diplomata aprovado no CACD 2016 • 2º lugar

o Luigi conhece melhor que ninguém a banca para a qual ele prepara

As aulas de história do Luigi são as melhores para a terceira fase do cacd. E não é porque o Luigi é mágico, superdotado, ou o que for. É por um motivo simples que, embora simples, ainda é negligenciado volta e meia no mercado: o Luigi conhece melhor que ninguém a banca para a qual ele prepara. Nas provas de hb, utilizei o conteúdo (e até os jargões!) de diversos textos nos quais a banca se baseia sem nunca os ter lido. As aulas dele eram o suficiente para que eu absorvesse o conteúdo desses textos de forma efetiva (a didática dele é tão boa que eu conseguia me lembrar das palavrinhas escritas no quadro virtual na hora de responder às questões) e partisse para outro estudo - no cacd, tempo não é dinheiro, mas, talvez, seja aprovação. Além disso, as correções objetivas, baseadas em um estudo lúcido da banca, me puxavam sempre para um "terceiro andar" de conteúdo em detrimento das "nuvens" da forma. Em suma, o conteúdo correto bem ensinado aliado a uma grade de correção objetiva me levaram, por exemplo, do 9/30 ao 24/30 na questão 1 da prova de hb.

[clique e assista ao depoimento completo da Mari em vídeo]

Marianna Goulart - Diplomata aprovada no CACD 2016 • 6º lugar geral (e 1º lugar na somatória das provas da 3ª fase)

Como cheguei à maior nota de HB na 3ª fase de 2016

O curso de terceira fase com o prof. Luigi Bonafé foi decisivo e fundamental para a obtenção de 96/100 na prova de 3ª fase de História do CACD 2016. Não apenas ganhei densidade em tópicos relevantes do edital de História, como também pude entender melhor o que a banca esperava de mim nessa prova. Além disso, ter a segurança de como escrever na hora "H" permitiu que eu ganhasse preciosos minutos.

Murilo Cavalcante - Maior nota no CACD 2016 • 96/100 em HB

três aspectos que me ajudaram a aumentar a nota para 95/100

O intensivo de História do Brasil de 6 semanas com o prof. Luigi antes da terceira fase do CACD de 2016, pra mim, foi fundamental sobretudo em três aspectos para melhorar minha nota em relação ao ano anterior. Primeiramente, a forma como praticamos as questões contribuiu enormemente para simular o ambiente de prova, com tempo escasso e questões desafiadores. Em segundo lugar, as correções individualizadas e debatidas com o professor ajudaram a compreender melhor quais eram as demandas da banca para cada questão, até mesmo pelo reconhecimento de qual seria o elaborador de cada questão e quais eram os critérios mais prezados por ele. Finalmente, o intensivo foi importante para aprofundar e consolidar alguns temas que teriam maior probabilidade de serem cobrados na prova. Ao final das seis semanas fiquei extremamente satisfeito com as aulas e especialmente com o resultado da prova de História do Brasil.

Christian Estivallet - Diplomata aprovado em 2017 (3º lugar) • 2ª maior nota de HB no CACD 2016 (95/100)

Minha nota em História subiu para 67 para 88 em 2016

Fiz a terceira fase do CACD três vezes: 2014, 2015 e 2016. Especificamente sobre História do Brasil, notava que, além de obras canônicas, existia uma linguagem mais adequada - apesar de não necessariamente uma forma pré-definida - para a obtenção de notas elevadas. O estudo individualizado fez que minha nota subisse de 54 para 67 de 2014 para 2015, entretanto percebia que ainda poderia melhorar. Nesse ponto, já em 2016, tive a felicidade e a sorte de saber que o Luigi Bonafé voltaria a dar aulas discursivas. Já conhecia o fantástico trabalho do Luigi como professor de História Mundial para o TPS, mas ainda não conhecia sua aula discursiva. Começamos logo após o resultado do TPS 2016 e suas aulas contribuíram muito para o ajuste necessário que permitiu que minhas questões tivessem um salto de qualidade. Em primeiro lugar, o Luigi me indicou leituras essenciais para as partes das matérias nas quais eu detectava carências, depois se concentrou, pacientemente, na proposição de ajustes tanto na forma quanto no conteúdo das redações que eu escrevia e, por fim, me demonstrou, com base em guias de questões anteriores, que a metodologia sugerida por ele havia sido eficaz e que era possível obter uma nota elevada na prova com bastante estudo e treinamento direcionado. Além dos argumentos, aprendi que a banca valorizava também o conhecimento factual e aprofundado da História, sobretudo da Política Externa Brasileira. Minha nota em História, após as valiosas aulas do Luigi, subiu para 88 em 2016, o que contribuiu para a minha aprovação. Sou muito grato ao Luigi e recomendo seu trabalho extensivo voltado para a prova discursiva do CACD

Igor Goulart - Diplomata aprovado no CACD 2016 • 1º lugar (cotas)

Vocês estão em excelente companhia! 😉

Todas as matérias do CACD são importantes e devem ser cuidadosamente estudadas pelo candidato que se dispõe a enfrentar o Concurso com a ambição de ser aprovado. Ainda assim, nos últimos anos, tem-se notado o quanto a variação de notas em História do Brasil e Inglês é relevante na terceira fase. São justamente as matérias em que tive maior dificuldade ao longo da preparação.

De fato, para alguns candidatos, a maior deficiência em História é a famigerada "forma"... É preciso escrever bem. E escrever bem não significa, necessariamente, apresentar um texto rebuscado. No meu caso, entretanto, a maior dificuldade sempre foi com o conteúdo mesmo. Talvez por alguma deficiência na minha formação básica, sempre relacionei História ao desafio de memorizar datas, nomes, acontecimentos, e foi muito difícil me convencer de que era possível "entender" a matéria. Esse entendimento veio de maneira muito gradual, com muito esforço. Saber identificar um argumento historiográfico, diferenciá-lo de outras abordagens, inseri-lo em um processo histórico não foi algo que veio a mim de maneira natural. Obviamente, ainda tenho grandes lacunas a preencher, mas acredito que aprender a estudar a matéria foi uma das lições mais valiosas que a preparação para o concurso me trouxe. Também de maneira diferente à de muitos outros candidatos, eu não deixei pra me dedicar aos estudos para a terceira fase somente na última hora - especialmente em História do Brasil, que, reconhecidamente, era uma das matérias em que eu tinha pior desempenho. Antes de sair o Edital de Abertura do Concurso de 2016, o que eu mais fiz foi praticar a confecção de respostas no estilo da terceira fase.

Claro que todos os professores que fizeram parte da minha trajetória, bem como das de muitos outros candidatos, tiveram um papel essencial nessa evolução. Guardo carinho e gratidão por cada um deles. Dito isso, e em razão do tipo de dificuldade que sempre enfrentei, não posso deixar de compartilhar meu especial agradecimento ao Luigi, que me ajudou a superar algumas das muitas falhas que se apresentaram ao longo da preparação. As indicações de leitura e, talvez mais importante, as orientações sobre o que buscar nessas leituras, fizeram toda a diferença. O grau de paciência do Professor também foi algo excepcional - acredito que isso dê mais confiança ao aluno para tirar aquelas dúvidas que podem parecer bobas, mas que fazem toda a diferença mais adiante. As correções das respostas escritas também sempre foram muito detalhadas, com comentários pertinentes, e o Luigi sempre se mostrou aberto a explicar o motivo das marcações, com humildade para conversar com os alunos e para buscar subsídios acadêmicos que embasassem esses comentários.

Reitero, assim, meu apreço pelo Luigi e agradeço imensamente o esforço, a dedicação e o carinho empreendidos por ele ao longo dessa jornada. Espero, sinceramente, que os novos alunos consigam progredir em seus estudos e desejo êxito a todos ao fim do caminho! Vocês estão em excelente companhia! 😉

Sarah Venites - Diplomata aprovada no CACD 2016 • 4º lugar

ELES HOJE SÃO DIPLOMATAS

BRUNO Teixeira
aprovado no CACD 2017

Mari GOULART
aprovada no CACD 2016

HISTÓRIA = HB+HPEB

Curso em ritmo Intensivo para a 3ª fase do CACD 2018


17+ horas de aula, sem mixaria e sem enganação, na medida que a 3ª fase exige

2 visualizações por aula, de verdade (só conta 1 visualização se você de fato viu o vídeo)

Acelerador de vídeos nativo na plataforma EaD (1.7x)

  • check
    7 questões discursivas INÉDITAS
  • check
    7 grades de correção 
  • check
    Aulas ao vivo com gravação disponível na plataforma
  • check
    Método de correção próprio, testado e aprovado
  • check
    Acesso até 20/12/2018
  • Bibliografia de cada tema
  • Atendimento individual
  • Plataforma exclusiva
Intensivo 3ª fase 2018

R$ 1.167,35 


À VISTA, no boleto:

R$ 1.085,00


ou A PRAZO, no cartão:

4 x R$ 291,84

(total: R$ 1.167,35)

via PagSeguro, no cartão ou boleto

Ficha técnica do curso

Informações básicas sobre o curso Intensivo 3ª fase 2018


Professor: Luigi Bonafé

Disciplina(s)/matérias(s):

História do Brasil (incluindo HPEB)

Carga horária: 17+ horas

Limite de visualizações: 2 visualizações por vídeo, contabilizadas apenas quando você de fato visualizou 2x. 

Prazo de visualização: 20/12/2018

Formas de pagamento: Parcelado em até 4x (com cartão de crédito) ou à vista, com desconto (com cartão ou boleto bancário), via PagSeguro

Materiais:

Aulas em vídeo, questões discursivas (com bibliografia) e grades de correção com método próprio

Requisitos mínimos para acesso às aulas on-line

  • Conexão à internet banda larga de 5 Mbps ou mais (conectada via cabo, preferencialmente, pois conexões wifi instáveis podem ter dificuldades para manter o adequado funcionamento ininterrupto)
  • Teste a velocidade e estabilidade da sua conexão aqui
  • Processador 2.0 GHz, memória RAM 4 Gb, HD com 10 Gb livres e tela com resolução mínima de 800x600 
  • Windows 8 ou superior, com todas as atualizações
  • iOS 8 ou superior
  • Android 4.4 ou superior
  • Aceitação dos Termos de Uso 

Navegadores, plugins e outros recursos mínimos requeridos

  • Chrome (versão mais recente)
  • check
    Verifique e atualize o seu navegador aqui
  • check
    Os cookies, o javascript e o flash (versão mais recente) precisam estar ativos e/ou habilitados, independente do navegador escolhido
  • Puffin Web Browser (para acesso via mobile, em sistemas Android ou iOS)
  • Aulas AO VIVO (opcional): todos os requisitos anteriores + Zoom (software gratuito) + conexão à internet banda larga via cabo com velocidade mínima de 10 Mb de download e 1 Mb de upload + Webcam (mínimo de 480p) + microfone

Ainda tenho dúvidas !

Listei abaixo algumas perguntas que podem te ocorrer
e que eu já deixei claramente respondidas pra você não levar gato por lebre.

QUAL É A CARGA HORÁRIA?

No mínimo, no mínimo, 17 horas. Inevitavelmente vamos passar um pouco disso, contudo. O mais importante é que não há um limite máximo previamente estabelecido, apenas o mínimo (necessário para o cálculo do custo do serviço, que depende da quantidade de horas). Se precisar de mais aulas para dar conta da proposta do curso, vamos avançar, sem mixaria. Além disso, você receberá 7 questões inéditas e poderá agendar atendimentos individuais comigo a cada semana, de modo que podemos passar de 20 horas, se você quiser. Ou seja, você sempre recebe por mais do que foi cobrado, invertendo a lógica da maioria dos cursos do "mercado". E, se não tiver todo esse tempo disponível, você ainda pode assistir às aulas gravadas com o acelerador nativo da plataforma.

COMO FUNCIONA?

Assim: você acessa a plataforma EaD, cria sua conta, efetua o pagamento e tem acesso ao curso assim que a transação for confirmada, de forma automática e sem necessidade de intermediação ou burocracia (com cartão de crédito via PagSeguro isso costuma ocorrer na mesma hora). Na plataforma há um tutorial sobre como os materiais estão organizados e como utilizar as principais funções disponíveis, incluindo a configuração do flash em 5 passos simples. A partir daí você faz download de cada arquivo .PDF com a questão discursiva proposta (e respectivas indicações de leitura); responde à mão, cronometrando o tempo, usando a folha de respostas padrão que você também encontrará na plataforma; e depois assiste ao(s) vídeo(s) da respectiva aula.

ATÉ QUANDO POSSO ASSISTIR?

As aulas são todas gravadas e ficarão disponíveis na plataforma até, no mínimo, 20/12/2018. Desse modo, você poderá aproveitar o curso para além do cronograma apertado de 5 semanas entre 1ª e 3ª fases do CACD 2018.

QUANTAS VEZES POSSO ASSISTIR?

Uma vez ao vivo ou duas vezes gravada. Mas a plataforma só conta 1 visualização de cada vídeo depois de você ter efetivamente assistido à aula, sem "queimar" seu limite de visualizações por acidente nem por limitação técnica.

AS AULAS SERÃO AO VIVO?

Sim, toda quarta-feira, a partir de 19h30, entre 15/08/2018 e 26/09/2018. Para você poder entrar na turma a qualquer momento sem perder nenhuma aula, contudo, as gravações também ficam disponíveis na plataforma EaD (a partir de 6ª, exceto a última, que vai ao ar na madrugada de quarta pra quinta, no máximo) para você assistir quando quiser. E dá também pra rever alguma aula, sem complicações. A plataforma EaD não contabiliza uma visualização de aula se você não tiver efetivamente assistido ao(s) vídeo(s). Ela dispõe também de um acelerador nativo (1.7x), se você estiver com muito pouco tempo (embora eu não recomende tal procedimento). 

NÃO TENHO 7 SEMANAS!!

De fato, o intervalo entre a 1ª e a 3ª fases do CACD 2018 deixou apenas 5 semanas para o estudo em ritmo intensivo de TODAS as disciplinas da 2ª e da 3ª fases do concurso. Eu não posso mudar isso. Na prática, muita gente só terá tido 3/4 semanas. Eu não posso alterar o cronograma do CACD. Mas posso garantir que, independente dele, você tenha acesso completo ao serviço que contratou. Ou seja, você terá acesso a todas as 7 aulas e atendimentos individuais até o dia 20/12/2018 (12 semanas além da prova). Se não tiver sido aprovado(a), você terá iniciado sua preparação para 2019 no tempo certo, independente do cronograma do próximo CACD.

AS QUESTÕES SERÃO CORRIGIDAS?

Sim! O curso segue um método de correção próprio: em vez de simplesmente reproduzir o modelo consagrado de treinamento para as redações de 2ª fase, eu adotei desde 2016 um método adequado especificamente para a 3ª fase, baseado em grades de correção. Você terá acesso a uma plataforma exclusiva de correção de questões discursivas onde poderá treinar para aprender a pensar como o corretor da banca (vamos usá-la também para treinar e elaborar recursos). Ao final de cada aula, eu explico como foi montada a grade de correção e como você pode aplicá-la. Além disso, você pode agendar atendimento individual pra correção comigo (exceto a última semana, porque a prova de HB será na 6ª-feira).

POSSO PAGAR COM BOLETO?

O pagamento é feito diretamente na Plataforma EaD, acessível por meio do botão "Quero já", e processado via PagSeguro. Os meios de pagamento disponíveis são cartão de crédito e boleto bancário. Os pagamentos via boleto só podem ser feitos à vista e o acesso ao curso é liberado automaticamente após a compensação (geralmente em cerca de 3 dias úteis). Os pagamentos com cartão de crédito podem ser parcelados em até 4 vezes e a liberação do acesso ao curso costuma ocorrer de forma imediata e automática, sem burocracia. Se você escolher o desconto para pagamento à vista, basta seguir o procedimento normal que o desconto será aplicado automaticamente quando você escolher essa opção.

QUAL EQUIPAMENTO PRECISO TER PARA ACESSAR A PLATAFORMA?

Em resumo, sua conexão à internet precisa ser de banda larga com velocidade de download de 5 Mbps ou superior, preferencialmente a cabo (conexões wifi ou 3G/4G são instáveis e podem não funcionar a contento para vídeos em streaming), com a última versão do navegador Chrome instalada e o flash habilitado (conforme instruções aqui). Outros requisitos em termos de hardware e software, necessários para que tudo corra bem, estão listados em detalhe na ficha técnica do curso, aqui mesmo nessa página. Nela estão relacionados também os requisitos para acesso via mobile. Se tiver dúvida, vamos conversar pra fazer os testes necessários.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO INDIVIDUAL? 

Primeiro você responde a questão proposta, depois assiste à aula e em seguida treina a aplicação da grade, para aprender como o corretor pensa. Só isso já muda completamente a forma como você estrutura suas respostas e "filtra" o que deve escrever e o que deve ficar de fora. Depois dessas etapas iniciais e autônomas, você pode, a seu critério, marcar um horário pra gente conversar ao vivo: para tirar dúvidas, para eu corrigir a sua questão e te explicar cada critério aplicado, ou mesmo para tratar da sua estratégia de preparação. Esse horário semanal você poderá agendar em poucos cliques, de forma prática e automática, em um site só pra isso.

SOU NEGRO(A) E VOU ME INSCREVER COMO COTISTA.

Então pára tudo! Antes de fazer inscrição no curso ou clicar no "quero já", me mande uma mensagem via WhatsApp, por gentileza. Peço que você CLIQUE AQUI e me diga seu nome completo pra gente iniciar uma conversa específica que tem que levar em conta outras variáveis que não cabem aqui nesse espaço. Até porque ação afirmativa é uma questão política, não comercial ou mercadológica. Se preferir e-mail, por favor me escreva, diga seu nome todo e vamos ter uma conversa rápida.

TEM ALGUMA DÚVIDA SUA QUE EU NÃO RESPONDI?

Role esta página mais pra baixo e veja todas as formas de contato por escrito. Se preferir você também pode me ligar diretamente. Peço apenas que por favor evite o Facebook Messenger ou o "Direct" do Instagram, porque eu os acesso com menor regularidade e posso demorar mais tempo pra te responder por lá. A via mais rápida é sempre o WhatsApp mesmo. E você fala diretamente comigo, não com um intermediário.

Estude por um método que funciona

Em 7 aulas, um treinamento intensivo pra você entender a banca, perder o medo e saber o que fazer na hora da prova discursiva de HB

FALE COM O PROF. LUIGI BONAFÉ

Envie uma mensagem que eu te respondo diretamente, sem intermediários

Prefere um contato ainda mais rápido?

Ou me escreva via WhatsApp.

Você fala diretamente comigo, sem intermediários:

GRÁTIS:
Em 2017, essa websérie de 3 vídeos desvendou a banca de História da 3ª fase

Vídeo 1
Vídeo 2
vídeo 3

Estude por um método que funciona

Em 7 aulas, um treinamento intensivo pra você entender a banca, perder o medo e saber o que fazer na hora da prova discursiva de HB

Prof. Luigi Bonafé

Luigi Bonafé

// Professor de História


Eu me fiz professor desde que me entendo por gente. Fui e continuo sendo feito professor por mulheres e homens, de 18 a 80 anos de idade. Desses encontros nasceu e se alimenta minha paixão. Já ensinei História em todos os níveis do magistério, em escolas e universidades, públicas e privadas. Trabalhei para ajudar candidatas e candidatos na preparação para provas de vestibulares, ENEM, concursos públicos e até para a maior prova de todas: o exercício do magistério. Também já passei em 1º lugar em um monte de concursos públicos para historiador e para professor de História, e ainda flertei com o "outro" lado durante alguns anos, elaborando e corrigindo provas de concursos e avaliações de larga escala. Mas, desde 2007, passei a ensinar (e a aprender sempre) como resolver as questões de História do CACD. Hoje, com alguma sorte e muito amor, é só a isso que me dedico.

>