Curso Extensivo de 3ª fase
História do Brasil - CACD
Aprenda a pensar como a banca pensa por meio do método que todo mundo quer copiar

Reveja os 3 vídeos da websérie "Vamos falar de 3ª fase?" 
(o terceiro explica em detalhes a proposta do curso)

Título do Vídeo
Título do Vídeo
Título do Vídeo

Muito mais que 50 horas de aula

Serão 20 aulas de no mínimo 2 horas e meia cada uma. Serão 5 aulas a cada 4 semanas, totalizando um mínimo de 50 horas de aulas (ou 3.000 minutos; faço questão de contar os minutos porque já teve cursinho por aí inventando que 1 hora dura 50 minutos, então nunca é demais esclarecer). Mas, além de toda essa carga horária extensiva, você terá acesso direto ao professor para dúvidas via e-mail e WhatsApp. Afinal, estará contratando um professor particular.

2 Workshops de correção

Dois workshops de correção para "testar" o método de autocorreção (explicado no vídeo #3 ). Ambos ocorrerão ao vivo (em fevereiro e em abril) e ficarão gravados para você (re)ver depois. O objetivo é simular coletivamente (e com interação em áudio e vídeo, em tempo real) a correção de exemplos de respostas a uma questão proposta. Você vai "afinar" o instrumento de correção das suas próprias respostas, aprendendo a pensar com a cabeça do corretor da banca de HB da 3ª fase.

Números, datas, fatos 

Em 2016, nada menos do que 8 entre @s 10 candidat@s que tiraram as maiores notas na prova discursiva de História do Brasil na 3ª fase do CACD estudaram com base nesse método durante meu curso intensivo de 6 semanas antes da prova. 5 deles obtiveram 95 ou 96 dos 100 pontos possíveis na prova de HB.

Um método exclusivo

Aprenda a pensar do jeito que o corretor raciocina por meio do método exclusivo aplicado neste curso, criado a partir da análise de dezenas de respostas a questões discursivas de História do CACD ao longo dos últimos anos. Serão 4 aulas dedicadas minuciosa e exaustivamente à "engenharia reversa" de questões já cobradas.

veja o depoimento da Mari Goulart 
 1º lugar na 3ª fase do cacd 2016 

Método testado e aprovado!

Leia os depoimentos de outr@s alun@s que já se prepararam comigo em curso específico para a prova discursiva de História do Brasil

TIROU A MAIOR NOTA DO CACD 2016 • 96/100 em HB
ter a segurança de como escrever na hora "H" permitiu que eu ganhasse preciosos minutos
Murilo Simões • Paraíba
leia o depoimento
DIPLOMATA APROVADA NO CACD 2016 • 6º LUGAR
   GERAL (E 1º LUGAR NA SOMATÓRIA DAS PROVAS DA 3ª FASE)
um "terceiro andar" de conteúdo em 
detrimento das "nuvens" da forma
Marianna Goulart • Rio de Janeiro
leia o depoimento
DIPLOMATA APROVADO NO CACD 2016 • 2º LUGAR
Fizeram a diferença
Rodrigo Cardoso • Rio Grande do Sul
leia o depoimento
DIPLOMATA APROVADA NO CACD 2016 • 4º LUGAR
eu não deixei pra me dedicar aos estudos 
para a terceira fase somente na última hora
Sarah Venites • Brasília
leia o depoimento
2ª MAIOR NOTA DE HB NO CACD 2016 • 95/100
compreender melhor quais eram as 
demandas da banca para cada questão
Christian Estivallet • Rio Grande do Sul
leia o depoimento
DIPLOMATA APROVADO NO CACD 2016 • 1º LUGAR
    (COTAS)
aprendi que a banca valorizava também o conhecimento factual e aprofundado da História
Igor Goulart • Rio de Janeiro
leia o depoimento

CURSO COMPLETO + 16 QUESTÕES INÉDITAS + 4 QUESTÕES QUE JÁ CAÍRAM 
20 INSTRUMENTOS DE CORREÇÃO + 2 WORKSHOPS DE CORREÇÃO + PLATAFORMA DE CORREÇÕES EXCLUSIVA + MÓDULO EXTRA:

8 x R$ 360,00

Ainda tem dúvidas? 
Abaixo listei uma série de perguntas que podem te ocorrer e que eu 
já deixei claramente respondidas pra que você não leve gato por lebre.

QUAL É A CARGA HORÁRIA?

Serão no mínimo 20 aulas de no mínimo 2 horas e meia de duração. Ou seja, 50 horas de aula, ou 3.000 minutos. 

ATÉ QUANDO POSSO ASSISTIR?

As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma até o dia em que for aplicada a prova discursiva de História do Brasil do CACD 2018 ou até 30/09/2018, o que ocorrer antes.

AS AULAS SERÃO AO VIVO?

Para você poder entrar na turma a qualquer momento sem perder nenhuma aula, as gravações ficam disponíveis na plataforma para você assistir quando quiser. E dá também pra rever alguma aula, sem complicações.

QUANTAS VEZES POSSO ASSISTIR?

Cada aula poderá ser assistida até 2 (duas) vezes. Mais que isso só em casos excepcionais, se tiver acontecido algum problema técnico. Nesse caso, bastará entrar em contato comigo via WhatsApp, sem burocracia.

TÁ MUITO CARO. 

Na hora de comparar, você é inteligente demais para se deixar enganar. Não tem mistério: o custo desse tipo de serviço é calculado com base no valor de cada hora de trabalho. Faça a conta de quanto cada curso/professor cobra por 60 minutos de aula e você verá que a hora/aula deste meu curso extensivo avançado está mais barata do que a de qualquer professor particular especializado na preparação para o CACD. Até mesmo se você comparar com os preços praticados pelos maiores cursinhos do mercado, vai ver que o valor que eles te cobram por cada hora de aula em cursos de exercícios é de 18,6% até 58,6% mais caro.

NÃO TENHO COMO PAGAR ESSE VALOR. VOU FAZER UM RATEIO.

As aulas serão publicadas numa plataforma que protege contra todo tipo de pirataria. Se você fizer um rateio, estará cometendo crime e os administradores da plataforma vão ter meios de identificar e individualizar o(s) responsável(is), mesmo que você lance mão da captura de tela. Mas, para além da questão legal, quero te convidar, como futuro diplomata, a refletir sobre uma questão mais subjetiva que essa: eu não sou uma empresa nem um cursinho, sou apenas um indivíduo que faz do magistério seu ganha pão. O que significa pra você piratear o meu trabalho?

VAI TER QUESTÃO INÉDITA PARA EU TREINAR?

Sim! 16 das 20 aulas terão questões inéditas que eu vou te propor. As outras 4 aulas serão dedicadas exclusivamente à análise minuciosa e sistemática de respostas a questões que já caíram na prova de HB da 3ª fase em anos anteriores do CACD. O objetivo é que você resolva todas as questões, manuscritas, em folha de respostas padrão que eu vou fornecer pra você em .PDF. Tudo cronometrado, pra treinar e aprimorar o tempo que você demora pra responder. Depois disso, você mesmo(a) vai corrigir sua resposta, do mesmo jeito que os corretores da banca fariam: aplicando um instrumento objetivo de correção que eu vou te entregar.

TÔ COMEÇANDO A ESTUDAR AGORA. JÁ DEVO FAZER UM CURSO DE 3ª FASE?

Não!! Não faça isso com você mesmo(a). Seria ótimo pro meu bolso, mas péssimo para a sua preparação. Eu considero que um curso teórico "básico" ou "regular" é pré-requisito para este curso extensivo avançado pra 3ª fase. Ele terá aulas compostas de momentos  de revisão, de aprofundamento, de reinterpretação etc., extrapolando em muito o tipo de abordagem de um curso regular "básico". É altamente recomendável que você tenha tido um primeiro contato, mínimo, com todos os temas do edital, ainda que horizontalmente, e que já tenha lido a bibliografia básica, pois vamos lidar com leituras específicas pra 3ª fase cuja compreensão demanda algum conhecimento factual prévio dos principais temas. 

POR QUE DEVO ME INSCREVER AGORA?

Porque as provas de 3ª fase valeram, ao todo, 600 dos 700 pontos da nota final de cada candidat@ no CACD em 2015 e 2016. Além disso, após vários anos de restrição do número de vagas do concurso, o nível de preparo e a quantidade de aspirantes a diplomata que já chegram até a 3ª fase do concurso tem aumentado muito. Nesse cenário, não seria muito pragmático esperar até depois do TPS pra começar a estudar para as provas discursivas.

TEM ALGUMA DÚVIDA QUE EU NÃO RESPONDI?

Me liga, manda WhatsApp no (21) 9 9844-4284 ou escreva para aprendacom@luigibonafe.com. Se preferir escrever pra mim por meio de um formulário pronto diretamente aqui desta página, clique aqui. Peço apenas que evite o Facebook, porque eu o acesso com menor regularidade e posso demorar mais tempo pra te responder por lá. A via mais rápida é sempre o WhatsApp.
CONHEÇA O PROF. LUIGI BONAFÉ
Eu sou um professor de História apaixonado pelo desafio de redescobrir o magistério e desvendar a banca do CACD a cada ano. Já dei aulas em praticamente todos os níveis e modalidades de ensino, para alunos da adolescência até a melhor idade, em instituições públicas e particulares, do Ensino Fundamental à pós-graduação. Já tive meus arroubos de pesquisador acadêmico (terminei o doutorado em História na UFF em 2008), mas também me dediquei alguns bons anos à História Pública (no IBGE). Fui aprovado em 1º lugar num monte de concursos públicos pros diversos níveis do magistério, e de vez em quando flertei também com o outro lado, formulando questões e corrigindo provas de concursos públicos, vestibulares e avaliações em larga escala. Mas larguei tudo isso pra viver plenamente a dor e a delícia que é formar diplomatas e aprender coisas novas a cada semana, tanto com os meus próprios erros quanto com as muitas lições que vocês não cansam de me ensinar. 
Exemplo de imagem
Direitos autorais © 2017-2018 Luigi Bonafé. Todos os direitos reservados.                                    
           Imagem de fundo usada sob licença da Shutterstock.com