Intensivo Objetivas pré-TPS 2022

HB + HM (PED Intensivo) 

Com cronograma detalhado de atividades que organizam a sua rotina de estudos em ritmo intensivo, para tomar um banho de TPS durante as 8 semanas que antecedem a 1ª fase do CACD 2022 

Os três pilares do curso

1

Não é só História; é Matemática!

A nota da 1ª fase não entra no cômputo da sua nota final no CACD, mas o TPS tem sido, ano após ano, a barreira que impede mais de 95% dos candidatos de sequer poder disputar uma vaga do concurso para diplomata. E as questões objetivas de História Mundial e História do Brasil correspondem a até 30% dos pontos que você pode conquistar no primeiro dia da maratona de provas que pavimentam seu caminho rumo ao Itamaraty. Grande parte da dificuldade para transpor esse primeiro obstáculo tem a ver com o domínio dos conteúdos. Outra parte significativa, contudo, reside no desajuste entre os conteúdos que você já aprendeu e a capacidade de convertê-los em pontos a partir da avaliação de itens de C/E.

2

Um passo atrás, dois à frente

É relativamente fácil (e extremamente desanimador) errar um item do TPS a respeito de assunto que você já estudou. Para evitar isso, o curso reúne 16 aulas de HB e 16 de HM em 8 semanas. É um "banho" de TPS pra te fazer entender por que não consegue converter em pontos o conhecimento (já) acumulado. Esse método tem ajudado mentes brilhantes a se enquadrar no tipo de raciocínio que o TPS demanda que prevaleça — pelo menos durante aquelas poucas horas do primeiro dia de provas — sobre elaborações mais complexas. Elas são imprescindíveis para alguém superar as demais fases do CACD e tornar-se diplomata, mas frequentemente impedem candidatos bastante competitivos de efetivamente concorrer por uma das vagas.

3

Um "detox" de questões inéditas

Nada de questões que nunca caíram na prova e que frustram miseravelmente a promessa de "simular" o TPS. Muito mais do que obter o comentário dos gabaritos de questões antigas, é hora de analisar a história dos itens objetivos de História que já caíram no CACD. 

TPS não é loteria, nem "show do milhão". Quando analisado em perspectiva histórica, o que parece aleatório e sem sentido torna-se racional e objetivo.

É hora de fazer um "detox de exercícios de cursinho" e treinar apenas e tão somente com base em itens de C/E elaborados pelas bancas do CACD ao longo dos últimos anos. Em outras palavras, um mergulho no TPS durante pelo menos 2 meses de treino prático.

Como "virar a chave" pós-Edital?

No topo das listas de notas nas provas da 1ª fase do CACD, ano após ano, é relativamente banal deparar com uma parcela de candidatos que quase sempre reaparecem no resultado final do certame em classificações distantes do número de vagas. Curiosamente, o inverso também não é raro: CACDistas veteranos que esbarram no TPS por anos a fio, para então alcançar classificações competitivas logo na primeira vez que chegam às fases discursivas do concurso.    

Por esses e outros motivos, torna-se absolutamente estratégico "virar a chave" no período entre a publicação do Edital e o dia das provas da 1ª fase do CACD. Decidir adequadamente o que fazer nos 2 meses seguintes ao anúncio de uma nova edição concurso pode ser decisivo para superar a fase eliminatória do certame e garantir que você tenha pelo menos a chance de ser avaliado nas fases discursivas.

Pensando nisso, há anos que eu decidi abolir o treino com base em questões inéditas, especialmente naquelas poucas semanas pré-TPS. Certa vez uma aluna (hoje diplomata) brilhante resumiu em poucas palavras o que é prioritário fazer nesse intervalo de tempo: um "detox de exercícios de cursinho". Meu curso intensivo de questões objetivas de História do Brasil e História Mundial é todo fundamentado nessa escolha estratégica, de forma categórica. O resultado é um mergulho de 2 meses num treinamento prático, ancorado na análise da história das questões de História da 1ª fase do CACD. Dito de outro modo: são 8 semanas debruçando-se apenas sobre as questões objetivas de HB e HM que já caíram na prova.

Boa parte dos meus alunos que fizeram esse tipo de curso no passado já tinham resolvido grande parcela do acervo histórico de questões objetivas do CACD antes de assistir à primeira aula. Tinham até decorado boa parte dos gabaritos. Mesmo assim, concluíram que estudar por meio da análise exaustiva e pormenorizada de questões já cobradas foi a estratégia mais bem sucedida para enfrentar a fase que mais elimina candidatos a diplomata, em termos proporcionais. 

LISTAS DE QUESTÕES POR TEMA

Em vez de resolver um TPS inteiro de cada vez, as listas de itens objetivos de anos anteriores organiza as questões em 16 conjuntos de temas de HB e outros 16 de HM.

AULAS PrÁTICAS

Sem simulados de questões inéditas, sem aulas expositivas e sem reduzir um curso de exercícios a meros "gabaritos comentados" (isso tem de graça por aí, aos montes).

ESTUDO A PARTIR DE QUEStões

As leituras indicadas para cada tema articulam-se com a consagrada técnica de abordar a "teoria" a partir da "prática" de resolução de exercícios.

Bônus: PED

O curso inclui um Programa de Estudos Dirigidos (PED), opcional, criado para organizar o seu cronograma de estudos em ritmo intensivo, com sugestões detalhadas de tarefas para cada dia. Tudo começa na resolução das listas de questões e nas aulas de análise da história das questões de História no TPS, que são o cerne do curso. Mas no PED essas atividades são articuladas a técnicas de estudo consagradas (e bastante difundidas) que, aplicadas à preparação para o CACD, conciliam o treino de questões objetivas com a reelaboração de materiais de revisão a partir tanto dos exercícios quanto de textos selecionados da "bibliografia oficiosa". O PED prevê também um calendário sugerido de revisões espaçadas capaz de produzir ganhos que extrapolam os pontos em disputa na 1ª fase do concurso.

Metodologias ativas

E se eu preferir o estudo autônomo?

A pergunta é interessante e rica em desdobramentos.

Por óbvio, um candidato que aposta numa preparação com pouca ou nenhuma videoaula terá escassos motivos para montar uma estratégia de estudos intensivos pré-TPS baseada num curso como este.

A premissa da pergunta, no entanto, é enganosa: não é (e não pode ser) "passivo" o candidato que recorre a cursos de videoaulas para organizar seus estudos. O PED constitui precisamente a combinação dessas duas dimensões: a partir de videoaulas, mobiliza técnicas de estudo comumente incluídas no mal definido conjunto das supostas "metodologias ativas". Além da técnica do estudo a partir de questões e de uma versão adaptada do "método de leitura" SQ3R, os vídeos instrucionais do PED apresentam, destrincham e formulam propostas de atividades com base num sistema de "repetições espaçadas". Aqui entra um "milagre" (que não cai do céu) que tem agraciado quantidade crescente de diplomatas aprovados nos últimos anos (e tem inflacionado a adesão de CACDistas a ferramentas que, entre outras coisas, automatizam esse tipo de revisão, como o ANKI).

Cronograma de atividades detalhado

Com ou sem PED

Testado, aprovado e maturado ao longo dos últimos 5 anos, o PED propõe um conjunto de atividades cujo ponto de chegada é um cronograma sistemático de revisões espaçadas bastante pragmáticas, que diversos ex-alunos habituaram-se a estender além dos seus propósitos originais e utilizaram como ferramenta de estudo intensivo também para a prova discursiva de História do Brasil, indiretamente. 

Candidatos que ainda não se consideram competitivos e pretendem usar o estudo a partir de questões como ferramenta de preparação de médio prazo podem facilmente desdobrar o cronograma do PED pelo dobro ou pelo triplo do período inicialmente previsto, já que o acesso à plataforma de aulas do curso continua disponível pelo prazo de quase 6 meses a partir da inscrição.

Analogamente, mas em sentido inverso, também estão contemplados no formato do curso os candidatos que procuram um curso de exercícios pré-TPS mas não têm necessidade, interesse ou/e tempo para investir na rotina do PED. Para esse perfil de CACDista, que presumivelmente constitui a maioria, é disponibilizada uma sugestão de cronograma de estudos de 2 meses com previsão exclusiva das atividades relacionadas com as listas de exercícios e as videoaulas do curso. 

Quem já fez esse curso, o que achou?

"

Pedro Rezende

Os cursos do Luigi são impecáveis! Ao longo de minha trajetória no CACD, fiz tanto o curso de questões objetivas quanto o curso de discursivas, e ambos foram fundamentais para a minha aprovação.

O método do PED, que aprendi com o Luigi no curso pré-TPS, foi life-changing. A sistematização de um cronograma de leituras e de revisões periódicas, combinadas com simulados abordando tópicos específicos do edital, foi tão eficiente, que acabei aplicando o método a todas as demais matérias. Após o curso de objetivas, minha nota em história no TPS aumentou substantivamente (errei somente 6 e 8 itens em HB + HM, nos TPS de 2019 e 2021, respectivamente). Sem o Luigi não teria sequer passado no TPS! 



/ Diplomata aprovado em 2020-21 • 1º lugar geral

"

Taciano Zimmermann

Poucos professores levam tão a sério o CACD como o Luigi. Ele foi meu único professor de História do Brasil para o concurso. Desde o início, a base dos meus estudos nessa matéria foi o caderno que fiz anotando cada palavra que ele falava nas aulas do curso extensivo teórico. Na reta final, foi indispensável ter aprendido com o Luigi nuances importantes das provas objetivas e discursivas nos intensivos que ele oferece. A correção comentada de questões de TPS, os simulados discursivos e as grades de correção que o Luigi prepara (extremamente detalhadas) foram essenciais. O material é de qualidade incomparável. Sou muito grato pela atenção, o carinho e o comprometimento com que o Luigi sempre me atendeu. Recomendo fortemente todos os seus cursos.


Taciano S. Zimmermann

/ Diplomata aprovado em 2019 • 2º lugar geral

"

Jorge L. Santos

Luigi foi um divisor de águas na minha história com o CACD: mudou minha forma de lidar com o concurso como um todo. Além de um domínio absoluto de todo conteúdo, ele busca estar, de certa forma, na pele do candidato e tenta pensar, de modo permanente e sistemático, a melhor e mais eficiente maneira de estudar, sistematizar e assimilar um conteúdo. Em todos os vários cursos que fiz (Intensivos 1ª Fase 2017 e 2018, Intensivos 3ª Fase 2017 e 2018 e Revisão 2016), Luigi se mostrava sempre incansável, sem perder o pragmatismo e foco absoluto na prova. Poucas vezes vi um professor tão dedicado e apaixonado em oferecer a melhor preparação para cada aluno individualmente, com resultados expressivos ano após ano.


Jorge Santos

/ Diplomata aprovado em 2018 • 1º lugar (cotas)

para ler esses e outros depoimentos de ex-alunos na íntegra, clique aqui

Valores

Curso Intensivo Objetivas HB+HM 2022 

Preparação para as provas de História da 1ª fase do CACD 2022 

O que está incluído

  • Não é só 1 curso, são 2: HB + HM
  • 16 listas de exercícios de História Mundial temáticas
  • 16 listas de exercícios de História do Brasil temáticas
  • 16 aulas de História Mundial de 1h/1h30 cada
  • 16 aulas de História do Brasil de 1h/1h30 cada
  • Leituras selecionadas por tema
  • 6 meses de acesso à plataforma
  • BÔNUS: PED v. 5.0

R$ 1.557,20

à vista

(via cartão de crédito, boleto ou PIX)



ou



6x R$ 259,53

no cartão de crédito

Luigi Bonafé

Professor de História para o CACD

Eu sou um professor de História apaixonado pelo desafio de redescobrir o magistério e desvendar a banca do CACD a cada ano. Quanto mais ensinei, mais ainda fui ensinado. Principalmente a partir de 2007, quando comecei a tentar ajudar gente grande a lidar com as questões de História do CACD sem subestimar o concurso para diplomata, mas também sem criar falsas dificuldades para vender facilidades supostamente milagrosas. De lá pra cá, as provas do concurso mudaram muito, e os candidatos também. Como professor, eu fui mudando junto. Clique aqui para saber um pouco mais dessa história.

Ainda tenho dúvidas!

Listei abaixo algumas perguntas que podem te ocorrer e que eu já deixei claramente respondidas pra você não levar gato por lebre.


Qual é a carga horária?

Serão 32 aulas com duração de 1h a 1h30 cada. Inevitavelmente vamos passar disso, com alguma frequência, de acordo com a necessidade evidenciada pela resolução das questões de cada tema. O mais importante é que não há um limite máximo previamente estabelecido, apenas o mínimo (necessário para o cálculo do custo do serviço, que depende da quantidade de horas-aula). Se precisarmos de mais tempo ou de mais aulas para dar conta da proposta do curso, vamos avançar até chegar nesse ponto, sem mixaria pra não ter correria. Ou seja, você sempre recebe por mais do que foi cobrado, invertendo a lógica da maioria dos cursos do "mercado". Isso tudo sem contar a carga horária relativa ao Programa de Estudos Dirigidos (PED).

Não tenho tempo pra assistir tanta aula em 2 meses!

Suponha que todas as aulas durem mais que 1 hora. Todas elas. Todas atingindo a duração dilatada de 1h30. Isso dá (32*1,5) mais ou menos 48 horas de aulas. Vamos arredondar pra cima: 50 horas. Sem aceleração, só na velocidade normal de reprodução da gravação de cada aula. 50 horas distribuídas por 8 semanas, ou seja, mais de 55 dias. Dá uma média de menos de 1 hora de aula pra assistir por dia, nessa época de estudos intensivos típicos do período pós-edital. Se você estuda apenas 3h horas e meia líquidas por dia e gasta menos de 1 hora, em média, com as aulas de História, então o seu tempo diário dedicado à disciplina não vai ultrapassar os 30% do seu tempo total de estudo, exatamente o peso das questões de HB e HM na 1ª fase do CACD 2022.


Quanto tempo dura o curso


As aulas do curso são gravadas ao vivo ao longo de 8 semanas consecutivas. Estão programados mais de 55 dias seguidos de atividades distribuídas em videoaulas, listas temáticas de exercícios objetivos para você resolver, leituras extremamente pontuais e revisões constantes e curtas. A ideia é que você reserve 30% do seu tempo de estudo diário para essas atividades. O Programa de Estudos Dirigidos (PED) terá dois modelos de cronograma pra você escolher: um com pouco mais de 1h de História por dia, durante 60 dias (se você dedica 4h ou menos aos estudos diariamente) e outro com 2h30 diárias (se você é uma máquina e chega perto das 8h líquidas de estudo todos os dias). É uma proposta de ritmo intensivo, mas de curtíssima duração (cerca de 2 meses).

Como funciona, na prática?

Assim: você acessa a plataforma de aulas on-line, preenche seus dados para efetuar o pagamento e tem acesso imediato ao curso assim que a transação for confirmada, de forma automática e sem necessidade de intermediação ou burocracia (com cartão de crédito via Iugu isso costuma ocorrer na mesma hora). A partir daí você faz download de cada arquivo .PDF com a lista de exercícios da aula seguinte, resolve, confere o gabarito, anota dúvidas e depois assiste ao(s) vídeo(s) da respectiva aula. Se quiser, também pode seguir as leituras, técnicas de estudo e o cronograma sugeridos no Programa de Estudos Dirigidos (PED), mas isso é opcional.

Aulas ao vivo que ficam gravadas

O curso terá no mínimo 32 aulas gravadas ao vivo, preferencialmente em horário noturno (para quem concilia estudo e trabalho poder acompanhar e tirar dúvidas em tempo real, se quiser), ao longo de 8 semanas (entre fevereiro e abril de 2022). Por isso, a média será de 4 aulas de História por semana (2 de HB e 2 de HM). Elas ocorrerão em dias alternados para que o máximo de pessoas possível tenha condições de participar e interagir ao vivo. Cada aula dura entre 1h e 1h30. Esse não é, contudo, um curso de revisão teórica: as aulas são dedicadas principalmente à análise da história das questões de História. Não é, tampouco, um curso de "resolução de questões" com base em gabarito comentado. É um método próprio que te estimula a mergulhar, por 2 meses, na lógica da 1ª fase do CACD, de maneira articulado (se você quiser) a um Programa de Estudos Dirigidos (PED).

Até quando posso assistir?

As aulas ocorrem ao vivo e são todas gravadas. Elas ficarão disponíveis na plataforma por 180 dias contados  a partir do seu primeiro acesso. Isso te permite até mesmo fazer o curso em ritmo extensivo (em vez de intensivo), se for o seu interesse. O prazo mínimo pode, ainda, ser estendido em caso de necessidade extraordinária. E, para garantir seu próprio controle sobre o ritmo do seu progresso nos estudos, a plataforma permite que você assinale cada aula como já assistida.

Quantas vezes posso assistir?

Duas vezes. Mas a plataforma só conta 1 visualização de cada vídeo depois de você ter efetivamente assistido à aula, sem "queimar" seu limite de visualizações por acidente nem por limitação técnica. A cada vez que assistir, você pode inclusive retroceder trechos para assistir de novo quantas vezes quiser, porque isso não "conta" tempo de visualização a mais.

Já cansei de fazer questões antigas. Esse curso é pra mim?

Sim. Os meus alunos que se consideram mais "avançados" e "experientes" costumam ser os que mais se surpreendem com a eficácia desse tipo de treinamento e expressam satisfação com o resultado de (re)fazer esse tipo de curso comigo. Existem apenas duas situações em que eu te diria, a priori, que um curso desses não vale a pena pra você: (1) se você já planejou um cronograma de estudos em que a inclusão de novas aulas pode atrapalhar mais do que ajudar; ou/e (2) se você já identificou alguma defasagem grave em outra disciplina e por isso ela tornou-se prioridade máxima. 

Quantos TPS vamos resolver?

As listas de exercícios são organizadas por tema e em ordem cronológica (da mais recente até a mais antiga sobre cada tema). Foram selecionadas questões aplicadas, no mínimo, de 2007 a 2020-21 (às vezes até mais antigas, quando pertinente). Mas as aulas NÃO são meramente de "resolução comentada" nem exaustiva de todos esses exercícios. A proposta do curso é destrinchar um conjunto selecionado dentre as questões listadas: é a análise da história das questões de História da 1ª fase do CACD que determina quais são as mais relevantes para entender a prova hoje.

Vai ter simulado de questões inéditas?

Esse curso tem uma regra de ouro: não trabalhamos com questões que não caíram em alguma prova de História do CACD. De jeito nenhum. E se te oferecerem, às vésperas da prova da 1ª fase do CACD, um curso de História com questões inéditas, sugiro com ênfase que você recuse porque é roubada! Não é esse o momento adequado para treinar resolução de exercícios por meios de questões inéditas elaboradas por quem não integra a banca que vai te avaliar. Virar especialista nas provas e simulados do professor ou do curso X, Y ou Z não vai te aprovar no CACD. Ao contrário, pode atrapalhar mais do que ajudar, se estiver muito perto da prova. Preparar-se, nos últimos meses antes do TPS, é estudar a banca da prova da 1ª fase do concurso para diplomata e eventualmente voltar a alguns dos textos de onde têm saído as questões objetivas. Já fez todas as questões passadas de História? Então faça de novo e assista às aulas do curso que eu te mostro como vai ser produtivo ver tudo isso mais uma vez, sob um prisma diferente que te ajuda a identificar aspectos que você nunca analisou.

Quando começam as aulas?

Já começaram na semana seguinte à publicação do edital. As aulas ocorrerão ao vivo (e também ficarão gravadas, claro) duas vezes por semana: um dia pra HB e outro pra HM. A cada dia acontecem duas aulas, em horário noturno (das 19h em diante). Ou seja, são 4 aulas semanais de 1h a 1h30 cada durante 8 semanas. A última aula está prevista para a antevéspera da prova da 1ª fase do CACD 2022.

Tô começando agora. Posso fazer o curso?

Sim. Definitivamente sim. A não ser que isso vá atrapalhar seu cronograma de estudos, a coisa mais importante que você pode fazer por você mesmo, ao se preparar para o concurso da diplomacia, é conhecer a banca até enjoar (e mesmo assim ela vai continuar a te surpreender...). Isso te dá um senso crítico e uma autonomia intelectual que podem ajudar a evitar, no futuro, muita aula inútil e muita pretensa "sacada" furada que tem por aí. O mais importante, contudo, é que treinar questões que já caíram no CACD vai aumentar muito a eficiência do seu tempo de estudo da "teoria". No curso, além disso, a análise da história das questões de História que já caíram no TPS desvela o que existe de recorrente no amplo universo da bibliografia "oficiosa", produzindo um guia de leituras só daquilo que realmente mais importa, organizadas em um Programa de Estudos Dirigidos com cronograma de revisões espaçadas e técnicas de estudo a partir de questões.

Que equipamento preciso ter para acessar?

Em resumo, sua conexão à internet precisa ser de banda larga com velocidade de download de 5 Mbps ou superior, preferencialmente cabeada num PC desktop (conexões wi-fi ou 3G/4G instáveis podem não funcionar a contento para vídeos em streaming), com a última versão do navegador Chrome instalada. Outros requisitos em termos de hardware e software, necessários para que tudo corra bem, estão listados em detalhe na ficha técnica do curso, ao final dessa página. O acesso às videoaulas não funciona em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Dá pra assistir os vídeos acelerados?

Sim, o player de vídeo que roda na plataforma de aulas tem incorporada a função de acelerar a velocidade de reprodução, além de comandos de fácil alcance (a um clique do mouse) para retroceder ou avançar apenas alguns segundos. No entanto, eu preciso te dizer, por dever de ofício, que assistir às aulas para o CACD na mesma velocidade que você assiste a um vídeo qualquer de YouTube não é uma prática promissora, do ponto de vista pedagógico. 

Posso pagar com boleto? Aceitas PIX?

O pagamento é feito diretamente por meio da Plataforma EaD, para onde você será encaminhado ao clicar no botão "Quero já". As transações são intermediadas com segurança pela Iugu e os meios de pagamento disponíveis são cartão de crédito (em até 6x sem juros), boleto bancário ou PIX. Os pagamentos via boleto ou PIX podem ser feitos apenas à vista e o acesso ao curso é liberado automaticamente após a confirmação do pagamento (no caso do boleto, isso pode demorar até 3 dias úteis). Para pagamentos com cartão de crédito a liberação do acesso costuma ocorrer de forma imediata.

O que é o PED?

O Programa de Estudos Dirigidos (PED) é uma sugestão de cronograma de atividades que articula, a partir das listas de questões objetivas, técnicas de estudo, videoaulas, pesquisa direcionada em textos selecionados, produção de material de revisão e revisões espaçadas. Completar o curso não demanda aderir às atividades sugeridas no PED. Caso opte por fazê-lo, você poderá contar com um planejamento sugerido (para execução em 2 ou em 4 meses) e com 3 vídeos extra que explicam as técnicas de estudo mobilizadas, as formas como elas ganham sentido aplicado ao estudo para o CACD e o passo a passo de como colocar em prática cada uma das atividades sugeridas.  

Sou negro(a) e vou me inscrever como cotista

Então pára tudo! Antes de fazer inscrição no curso ou clicar no "quero já", me mande uma mensagem via WhatsApp, por gentileza. Peço que você CLIQUE AQUI e me diga seu nome pra gente iniciar uma conversa específica que tem que levar em conta outras variáveis impossíveis de contemplar no exíguo espaço desse tira-dúvidas. Até porque ação afirmativa é uma opção política, não comercial ou mercadológica. Se preferir e-mail, por favor me escreva, diga seu nome e vamos ter uma conversa rápida.

Tem alguma dúvida que eu não respondi?

Me chama no WhatsApp(21) 9 9844-4284 ou escreva para aprendacom@luigibonafe.com

Se preferir você também pode me ligar diretamente. Peço apenas que por favor evite o Facebook Messenger ou o "Direct" do Instagram, porque eu acesso essas redes sociais com menor regularidade e posso demorar mais tempo pra te responder por lá. A via mais rápida é sempre o WhatsApp ou telefone mesmo. E você fala diretamente comigo, não com um intermediário.

Ficha técnica do curso

Informações básicas


Professor: Luigi Bonafé


Disciplina(s)/matérias(s): História do Brasil + História Mundial

Carga horária: 32+ horas

Limite de visualizações: 2 por vídeo

Prazo de visualização: 180 dias após o primeiro acesso

Formas de pagamento: Cartão de crédito (até 6x sem juros), PIX ou boleto bancário (à vista) via Iugu

Materiais: Aulas em vídeo, listas de exercícios e Programa de Estudos

WhatsApp: (21) 99844-4284

e-mail: aprendacom@luigibonafe.com

Garantia de reembolso integral em caso de desistência: 7 dias

Condições contratuais: vide Termos de Uso e Política de Privacidade

Requisitos técnicos para acesso à plataforma de aulas

  • Conexão à internet banda larga de 5 Mbps ou mais (conectada via cabo, preferencialmente, embora esta condição não seja incontornável)
  • Teste a velocidade da sua conexão aqui
  • Hardware (no mínimo): Processador 2.0 GHz, memória RAM 8 Gb, HD com 30 Gb livres e tela com resolução de 1024x768px 
  • Windows 8 ou superior, com todas as atualizações OU Mac OS X v. 10.10 ou superior, com todas as atualizações
  • Smartphones e tablets não cumprem os requisitos mínimos para acesso à plataforma
  • Navegador Google Chrome (versão mais recente)
  • Verifique e atualize o seu navegador aqui
  • Os cookies (inclusive de terceiros) e o javascript precisam estar ativos e habilitados, independente do navegador utilizado.
  • Não é possível garantir o acesso às videoaulas em dispositivos móveis
  • Aulas AO VIVO (opcional): todos os requisitos anteriores + Zoom (software gratuito com registro do usuário requerido) + conexão à internet banda larga via cabo com velocidade mínima de 10 Mb de download e 1 Mb de upload + Webcam (480p) + microfone                   
  • Precisa de inspiração para retomar o ritmo de estudos?

    Veja entrevistas com diplomatas aprovados em 2021:

    luigibonafe.com Educação EIRELI - ME

    Praia do Flamengo, 66 - bloco B - sala 1005

    Flamengo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22.210-903

    CNPJ 28.483.083/0001-36

    Contato:
    • aprendacom@luigibonafe.com
    • +55 21 99844-4284

    Aviso Legal: Nenhuma das informações, recomendações ou orientações de estudo apresentadas durante as aulas ou/e nos materiais de divulgação do curso, bem como neste sítio eletrônico, devem ser interpretadas como promessa da obtenção de resultados, uma vez que eles dependem exclusivamente da formação prévia, das opções, do trabalho e da dedicação individual de cada um. Qualquer menção ao desempenho passado ou potencial de quem aplicou o(s) método(s) mencionado(s) ou de quem participou do(s) curso(s) não configura e não deve ser interpretada como garantia de quaisquer resultados específicos.

    >