crédito: congerdesign / Pixabay

Saíram as bancas da 2ª fase do CACD 2019 – parte 1 de 2

Luigi Bonafé • Atualizado em 9 out 2019 às 4h37Publicado em 9 out 2019 às 4h33

Esse ano o Instituto Rio Branco (IRBr) de fato desincumbiu-se de qualquer zelo com a ansiedade de aspirantes a diplomata que decidiram encarar o CACD 2019. Foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria que designa a Banca Examinadora das provas de língua portuguesa e de língua inglesa da 2ª fase do CACD, que ocorrerão no próximo final de semana (12 e 13/10/2019). Ou seja, provavelmente só teremos notícia dos nomes de membros das bancas das demais provas discursivas na semana que vem. Parece até aquele tipo de estratégia de marketing que brinca com a ansiedade do público soltando informações em pílulas, em doses homeopáticas, uma gota de cada vez. Desnecessário. E inédito.

Mas tem a parte boa da notícia: foi mantida a transparência do CACD nesse aspecto. Desde que o IRBr começou a divulgar os nomes de membros das bancas de cada etapa do concurso ANTES da aplicação das provas, já é a terceira direção que perpetua a saudável prática.

Quais foram os nomes divulgados?

Vamos aos nomes divulgados, então… são quase os mesmos que constavam da Portaria de 26 de agosto de 2019, a primeira que divulgou uma lista de nomes das bancas examinadoras de cada disciplina da 1ª fase do concurso — e que depois foi alterada por nova portaria às vésperas do TPS. A tabela abaixo compara as listas de nomes das duas portarias, justamente para evidenciar as mudanças e continuidades:

PORTARIA DE 26 DE AGOSTO DE 2019

PORTARIA DE 8 DE OUTUBRO DE 2019

Designar a Banca Examinadora das provas da primeira fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2019:Designar a Banca Examinadora das provas de língua portuguesa e de língua inglesa da segunda fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2019:
 

LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Alessandro Warley CandeasAlessandro Warley Candeas
Simone Silveira de AlcantaraSimone Silveira de Alcântara
Stefania Caetano Martins de Rezende ZandomênicoStefania Caetano Martins de Rezende Zandomênico
Luis Pinto Costa
Eloisa Nascimento Silva Pilati
 

LÍNGUA INGLESA

 

 

LÍNGUA INGLESA

 

João Augusto Costa VargasJoão Augusto Costa Vargas
Ofal Ribeiro FialhoOfal Ribeiro Fialho
Raquel Lourenço Corrêa
Thiago Blanch Pires
Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo
Norma Diana Hamilton

 

Na banca da prova de língua portuguesa, há dois nomes novos (um diplomata e uma professora da UnB), além dos 3 que já tinham saído na Portaria de 26 de agosto, que foram todos mantidos. Esses três nomes, aliás, também figuravam na banca examinadora dessa prova discursiva no CACD 2018.

Na banca de língua inglesa houve mais mudanças: dois novos nomes (ambos professores da UnB) que não constavam da primeira Portaria, além da exclusão de outros dois. Nenhum dos membros da banca da prova discursiva de inglês do CACD 2019 constavam da banca da 2ª fase do CACD 2018.

Digno de nota é que, mesmo tendo rompido o vínculo com o Cespe/Cebraspe, o IRBr continua recrutando uma parcela significativa dos membros das bancas do CACD entre os professores da Universidade de Brasília (UnB).

Em breve (espera-se) notícias das bancas das próximas provas da 2ª fase.

 

Sobre o autor: Luigi Bonafé - aprendacom@luigibonafe.com

Eu sou um professor de História apaixonado pelo desafio de redescobrir o magistério e desvendar a banca do CACD a cada ano. Desde 2007 dou aulas especificamente para quem quer ser diplomata. De lá pra cá, as provas do concurso mudaram muito, e os candidatos também. Como professor, eu fui mudando junto. Desde 2015 passei a lecionar nos cursos teóricos extensivos do IDEG, que ajudaram a revolucionar os fundamentos da preparação para o concurso de diplomata. Desde 2016, em plataforma própria e independente de cursinhos, criei um método de preparação para as provas discursivas de História do Brasil do CACD. E esse método foi aplicado pelos 3 candidatos que tiraram as notas mais altas das provas discursivas de HB em 3 anos seguidos: 2016, 2017 e 2018. Deixa eu te contar um pouco mais dessa história...

Relacionados

Mais lidos

>